Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28633

Palavras-chave:

Cursos Online Massivos e Abertos. Emoções de Realização. Personalidade. Permanência

Resumo

Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Napoliana Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Informática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestrado em Ciência da Computação pelo PGCOMP da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022).

Gabriela Trindade Perry, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora associada da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da UFRGS desde 2016. Coordenadora do NAPEAD - Produção Multimída para a Educação desde 2013. Interesses de pesquisa relacionados prototipagem com Arduíno, MOOCs, Learning Analytics, e Metodologia em Design. 

Referências

AMADO, Carolina; PEDRO, Ana. Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature review. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-27, out./dez. 2020.

BEZUS, Svetlana N.; ABDUZHALILOV, Kholik A.; RAITSKAYA, Lilia K. Distance learning nowadays: the usage of didactic potential of moocs (on platforms coursera, edx, universarium) in higher education. In: The 4th International Conference on Education and Multimedia Technology, Kyoto, 2020. Anais [...]. Kyoto: Association for Computing Machinery, 2020. Online.

BHAGAT, Kaushal Kumar; WU, Leon Yufeng; CHANG, Chun-Yen. The impact of personality on students' perceptions towards online learning. Australasian Journal of Educational Technology, Gold Coast, v. 35, n. 4, p. 98-108, ago. 2019.

CHEN, Guanliang; DAVIS, Dan; HAUFF, Claudia; HOUBEN, Geert-Jan. On the impact of personality in massive open online learning. In: Proceedings of the Conference on User Modeling Adaptation and Personalization, Halifax, 2016. Anais [...]. Halifax: Association for Computing Machinery. 2016. Online.

DAL SANTO, Letizia; PEÑA-JIMENEZ, Marco; CANZAN, Federica; SAIANI, Luisa; BATTISTELLI, Adalgisa. The emotional side of the e-learning among nursing students: The role of the affective correlates on e-learning satisfaction. Nurse Education Today, Reino Unido, v. 110, s/n, p. 1-8, mar. 2022.

DAMIAN, Rodica Ioana; SPENGLER, Marion; SUTU, Andreea; ROBERTS, Bren W. Sixteen going on sixty-six: a longitudinal study of personality stabilityand change across 50 years. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 117, n. 3, p. 674–695, set. 2019.

DANG, Aditi; KHANRA, Sayantan; KAGZI, Muneza. Barriers towards the continued usage of massive open online courses: a case study in India. The International Journal of Management Education, Holanda, v. 20, n. 1, p. 1-13, mar. 2022.

DING, Yan; ZHAO, Ting. Emotions, engagement, and self-perceived achievement in a small private online course. Journal of Computer Assisted Learning, v. 36, n. 4, p. 449-457, ago. 2020.

FELLMAN, Daniel; LINCKE, Alisa; JONSSON, Bert. Do individual differences in cognition and personality predict retrieval practice activities on moocs? Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 11, s/n, p. 1-10, ago. 2020.

FUENTE, Jesús De La; PAOLONI, Paola; KAUFFMAN, Douglas; SOYLU, Meryem Yilmaz; SANDER, Paul; ZAPATA, Lucía. Big five, self-regulation, and coping strategies as predictors of achievement emotions in undergraduate students. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basiléia, v. 17, n. 10, p. 1-20, maio. 2020.

GOSLING, Samuel D.; RENTFROW, Peter J.; SWANN JR., William B. A very brief measure of the Big-Five personality domains. Journal of Research in Personality, v. 37, n. 6, p. 504-528, dez. 2003.

HARLEY, Jason M.; CARTER, Cassia K.; PAPAIOANNOU, Niki; BOUCHET, François; LANDIS, Ronald S.; AZEVEDO, Roger; KARABACHIAN, Lana. Examining the predictive relationship between personality and emotion traits and learners’ agent-directed emotions. In: The 17th Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2015), 2015, Madrid. Anais [...]. Madrid: Hal Open Science, 2015. Online.

HENDERIKX, Maartje; KREIJNS, Karel; XU, Kate M. Investigating the associations between emotion, cognitive load and personal learning goals: the case for moocs. In: DE LAET, T.; KLEMKE, R.; ALARIO-HOYOS, C; HILLIGER, I; ORTEGA-ARRANZ, A. Technology-Enhanced Learning for a Free, Safe, and Sustainable World. Cham: Springer, 2021.

LI, Mingyong; GE, Mingyuan; ZHAO, Honggang; AN, Ziye. Modeling and analysis of learners’ emotions and behaviors based on online forum texts. Computational Intelligence and Neuroscience, v. 2022, s/n, p. 1-14, Jan. 2022.

LIU, Bowen; XING, Wanli; ZENG, Yifang; WU, Yonghe. Quantifying the Influence of Achievement Emotions for Student Learning in MOOCs. Journal of Educational Computing, Londres, v. 59, n. 3, p. 429-452, ago, 2021.

MATCHA, Wannisa; GAŠEVI?, Dragan; JOVANOVI?, Jelena; UZIR, Nora'ayu Ahmad; OLIVER, Chris; MURRAY, Andrew; GASEVIC, Danijela. Analytics of learning strategies: the association with the personality traits. In: Proceedings of the Tenth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, 2020, Frankfurt. Anais [...]. Frankfurt : Association for Computing Machinery. 2020. Online.

OSIPOVSKAYA, Elizaveta; BUDNIK, Ekaterina. Correlation between ratings of moocs and students’ characteristics. In: BYLIEVA, Daria; NORDMANN, Alfred; SHIPUNOVA, Olga; VOLKOVA, Violetta. Knowledge in the Information Society. Cham: Springer, 2021.

PEKRUN, Reinhard. Emotion and achievement during adolescence. Child Development Perspectives, v. 11, n. 3, p. 215-221, Jun. 2017.

PEKRUN, Reinhard; GOETZ, Thomas; FRENZEL, Anne C.; BARCHFEL, Petra; PERRY, Raymond P. Measuring emotions in students’ learning and performance: The Achievement Emotions Questionnaire (AEQ). Contemporary Educational Psychology, v. 36, n. 1, p. 36-48, Jan. 2011.

PEKRUN, Reinhard; LICHTENFELD, Stephanie; MARSH, Herbert W.; MURAYAMA, Kou; GOETZ, Thomas. Achievement emotions and academic performance: longitudinal models of reciprocal effects. Child Development, v. 88, n. 5, p. 1653-1670, set./out. 2017.

PIMENTEL, Carlos Eduardo; FERREIRA, Diogo Conque Seco; VARGAS, Marlizete Maldonado; MAYNART, Viviane Andrade Prado; MENDONÇA, Diego Cardozo. Preferência Por Estilos De Filmes E Suas Diferenças Nos Cinco Fatores De Personalidade. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 233-244, jul./dez. 2014.

RETTEW, David C.; MCGINNIS, Ellen W.; COPELAND, William; NARDONE, Hilary Y. N; BAI, Yang; RETTEW, Jeff; DEVADENAM, Vinay; HUDZIAK, James J. Personality trait predictors of adjustment during the COVID pandemic among college. PLoS ONE, São Francisco, v. 16, n. 3, p. 1-11, mar. 2021.

RÕÕM, Marili; LEPP, Marina; LUIK, Piret. Dropout time and learners’ performance in computer programming moocs. Education Sciences, v. 11, n. 10, p. 1-13, out. 2021.

SEGERSTROM, Suzanne C.; SMITH, Gregory T. Personality and coping: individual differences in responses to emotion. Annual Review of Psychology, v. 70, n. 1, p. 651-671, jan. 2019.

SORI?, Izabela; PENEZI?, Zvjezdan; BURI?, Irena. Big five personality traits, cognitive appraisals and emotion regulation strategies as predictors of achievement emotions. Psychological Topics, v. 22, n. 2, p. 325-349. 2013.

ZHANG, XiaoJie.; CHEN, Guang.; XU, Bing. The influence of group big-five personality composition on student engagement in online discussion. International Journal of Information and Education Technology, v. 10, n. 10, p. 744-750, Out. 2020.

Publicado

04-08-2022

Como Citar

Silva de Souza, N., & Trindade Perry, G. (2022). Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC). Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28633

Edição

Seção

Artigos