O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID28790

Palavras-chave:

jogo pedagógico; interação; ensino; trabalho docente.

Resumo

Este artigo discute a interação entre professores e alunos/estudantes, na sala de aula, que se delineia mediante o jogo pedagógico. O tema é explorado com base em um recorte de uma pesquisa de doutorado, que buscou identificar e caracterizar os elementos constitutivos desse jogo, a saber: os papéis, as regras, as máscaras e o cenário/foco. Os dados da investigação foram reunidos por meio de entrevistas realizadas com duas professoras, as quais atuam na educação básica, uma de Física, do primeiro ano do Ensino Médio, e outra de Geografia, do sexto ano do Ensino Fundamental. No que tange à fundamentação teórica, o trabalho ancora-se em uma concepção multidisciplinar da interação, principalmente das áreas da Educação e da Linguística, e do jogo, explorada a partir de referenciais da filosofia, da sociologia e da história. Objetiva-se, dessa forma, compreender melhor a interação na ação docente e, particularmente, no ensino, atividade fim da docência.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Feiteiro Cavalari Lotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof.ª. Dr.ª pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É docente da Língua Portuguesa da Prefeitura de Praia Grande (São Paulo). Integra o Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN).

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus Rio Claro - Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN) e pesquisadora do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante (Brésil).

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Publicado

10-10-2022

Como Citar

Feiteiro Cavalari Lotti, A. L., & Medeiros Sarti, F. (2022). O jogo pedagógico e as interações multimodais no ensino . Revista Educação Em Questão, 60(65). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID28790

Edição

Seção

Artigos