As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

diálogos com a Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28991

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Médio, Linguagem, Educação física

Resumo

Objetiva analisar a noção de linguagem apresentada na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e suas implicações para a Educação Física (EF). Com metodologia exploratória-documental de abordagem qualitativa, o estudo explora a BNCC-EM com uso do software IRAMUTEQ por análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude do termo “linguagem”. A partir da análise lexical forma-se cinco categorias, a saber: Sistema institucional; Expressões e Diversidade; Juventude; Elementos da Linguagem; e Códigos da Linguagem. Os dados indicam que a BNCC-EM se aproxima de uma abordagem semiótica de linguagem, contudo não a conceitua, por vezes, trazendo elementos divergentes desta. Ao olharmos para EF, observamos que o documento centra na noção de linguagem corporal. Conclui-se com a percepção de fragilidade conceitual da linguagem na política educacional, bem como na fragmentação de suas expressões em detrimento de uma perspectiva do multiletramento.

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Biografia do Autor

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pró-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. É Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação física, Esporte e Mídia (LEFEM).

Natália Dória Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 É mestre em Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da   Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Laboratório de Estudos em Educação física, Esporte e Mídia (LEFEM).

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Araújo, A. C., & Oliveira, N. D. . (2022). As linguagens na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: diálogos com a Educação Física. Revista Educação Em Questão, 60(63). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28991

Edição

Seção

Artigos