Reflexiones sobre la Educación Ambiental en el espacio expositivo del museo de historia natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29153

Palavras-chave:

Museu de história natural. Educação ambiental. Exposição. Aprendizagem informal.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a identidade da Educação Ambiental no espaço expositivo do museu de história natural. Para tanto, analisa-se a dimensão educativa e ambiental da expografía em história natural e estabelecem-se relações com o campo da Educação Ambiental. Assim, é possível afirmar sobre uma potencial incidência do museu de história natural na Educação Ambiental dos visitantes, a partir do século XIX com a introdução de inovações didáticas nas exposições. Por outro lado, identifica-se a hegemonia de uma abordagem conservacionista da Educação Ambiental. Por fim, são apontadas resistências e sugeridas propostas para o desenvolvimento de correntes críticas da Educação Ambiental no espaço expositivo.

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Biografia do Autor

Iván Borroto Rodríguez, Museu Paraense Emílio Goeldi

Licenciado em Biologia pela Universidad de la Habana (2001, Cuba). Mestre em Biotecnología Vegetal pelo Instituto de Biotecnología de las Plantas (2008, Cuba). Doutor em Educação (2019, Brasil) e Pós-doutor em Educação (2021, Brasil) pela Universidade Federal do Paraná.

Ana Claudia dos Santos da Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em ciências sócio ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico/UFPA (2018). 

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Publicado

23-08-2022

Como Citar

Borroto Rodríguez, I., & dos Santos da Silva, A. C. . (2022). Reflexiones sobre la Educación Ambiental en el espacio expositivo del museo de historia natural. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29153

Edição

Seção

Artigos