As Intenções de abandonar o curso universitário: um estudo de predição e mediação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID29277Palavras-chave:
intenção de abandono, satisfação com o curso, síndrome de burnout, estudantes universitáriosResumo
A intenção de abandono do curso universitário pode ser considerada uma fase diferenciada e reconhecível que pode ser diagnosticada antes da efetiva decisão de evasão. O estudo possui como objetivos identificar as variáveis preditoras para a intenção de abandono do curso e da avaliação do papel mediador da satisfação com o curso entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandonar o curso. Participaram da investigação 1.169 estudantes universitários que responderam a um instrumento de pesquisa que continha itens como satisfação com o curso, intenção de abandono do curso, escala de avaliação da Síndrome de Burnout, escala de estresse percebido e um questionário sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e estressores acadêmicos. As variáveis preditoras foram a Síndrome de Burnout, a menor satisfação com o curso e o estressor muitas disciplinas para cursar. A satisfação com o curso desempenhou papel mediador entre a Síndrome de Burnout e a intenção de abandono do curso.
Downloads
Referências
ABBAD, Gardênia da Silva; CARLOTTO, Mary Sandra. Analyzing challenges associated with the adoption of longitudinal studies in Work and Organizational Psychology. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 16, n. 4, 340-348, 2016.
ABACAR, Mussa; ALIANTE, Gildo; ANTONIO, Júlio Frederico. Stress e estratégias de coping em estudantes universitários. Aletheia, v. 54. n. 2, p.133-144. 2021.
AL-ALAWI, Mohammed; AL-SINAWI, Hamed; AL-QUBTAN, Ali; AL-LAWATI, Jaber; AL-HABSI, Assad; AL-SHURAIQI, Mohammed; AL-ADAWI, Samir; PANCHATCHARAM, Sathiya Murthi. Prevalence and determinants of Burnout Syndrome and Depression among medical students at Sultan Qaboos University: A cross-sectional analytical study from Oman. Archives of Environmental & Occupational Health, 2017.
ALVES, Sara Abreu; SINVAL, Jorge; NETO, Lia Lucas; MARÔCO, João; FERREIRA António Gonçalves; OLIVEIRA, Pedro. Burnout and dropout intention in medical students: the protective role of academic engagement. BMC Medical Education, v. 22, n. 83, 2022.
ARAUJO, Ana Carolina da Costa; COSTA e SILVA, Thales Fabricio da; PEDERNEIRAS, MACÊDO, Marcleide Maria. Reflexões sobre evasão na educação superior brasileira: possibilidades de prevenção e intervenção. Revista Brasileira de Administração Científica, v.12, n.2, 257-272, 2021.
BARON, Reuben. M.; KENNY, David. A. The moderator-mediator variable distinction in social psychological research: conceptual, strategic, and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, v. 51, p. 1173-1182, 1986.
BARROSO, S. M. Sobrecarga e satisfação com curso: há efeito indireto de fatores emocionais dos universitários? Avaliação Psicológica, v. 20, n. 4, 2021.
BÄULKE, Lisa; GRUNSCHEL, Carola; DRESEL, Markus. Student dropout at university: a phase-orientated view on quitting studies and changing majors. European Journal of Psychology of Education, 2021.
BATISTA, Fredgaard Victor Cavicchioli; CASTRO, Ewerton Helder Bentes de (2022). Sobrecarga e desmotivação na vida acadêmica: Sentidos atribuídos à pressão do tempo por discentes do 7o ao 12o período de psicologia em instituição pública. Revista Educação e Humanidades, v. III, n.1, p. 270-301, 2022.
BETHENCOURT, José Tomás Benítez; PÉREZ, Lidia Cabrera; CABRERA, Juan Andrés Hernández; PÉREZ, Pedro Álvarez; AFONSO, Miriam González. Variables psicológicas y educativas en el abandono universitario. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, v.6, p. 603-622, 2008.
BIONDI, Agustina; BENUZZI, Alba Liliana. Ansiedad, engagement y burnout académico en estudiantes. Perspectivas en Psicología, v.18, n.1, p.118-122, 2021.
CABALLERO, Carmen Cecilia Domínguez. El burnout académico: Prevalencia y factores asociados en estudiantes universitarios del área de la salud de la ciudad de Barranquilla. Doctoral dissertation. Universidad del Norte, Barranquilla. Colombia, 2012. Disponível em https://manglar.uninorte.edu.co/bitstream/handle/10584/7411/sindrome.pdf?sequence=1
CARLOTTO, Mary Sandra; NAKAMURA, Antonieta Pepe; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. Psico-PUCRS, v. 37, n.1, p. 57-62, 2006.
CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves; BORGES, Ángela María Brazil. Predictores del síndrome de Burnout en estudiantes de un curso técnico de enfermería. Diversitas, v.1, n. 2, p.195-204, 2005.
CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Preditores da síndrome de burnout em estudantes universitários. Pensamiento Psicológico, v.4, n.10, p.101-109, 2008.
CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em estudantes universitários: construção e evidências de validade. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e171974013, 2020.
FARIBORZ, Nejadpour; HADI, Jalili; ALI, Taghvaie Nia. Students’ academic stress, stress response and academic burnout: mediating role of self-efficacy. Pertanika Journal of Social Sciences & Humanities, v. 27, n. 4, p. 2441-2454, 2019.
FÁVERO, Jéferson Deleon. Fatores de evasão que proporcionam o abandono discente em uma instituição de ensino superior privada do município de Blumenau. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, v. 14, n. 2, p. 103-124, 2021. Disponível em https://etech.sc.senai.br/edicao01/article/view/1131
FIELD, Andy. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre: Bookman Editora.
GALDINO, Maria José Quina; ALMEIDA, Laio Preslis Brando Matos de; SILVA, Luiza Ferreira Rigonatti da; CREMER, Edivaldo; SCHOLZE, Alessandro Rolim; MARTINS, Júlia Trevisan; HADDAD, Maria do Carmo Fernandez Lourenço. Burnout among nursing students: a mixed method study. Investigación y Educación en Enfermería, v. 28, n.1, p. e07, 2020.
GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019.
GOMES, Rui; SIMÃES, Clara; MORAIS, Catarina; COUTO, Adriana. Occupational stress and cognitive appraisal profiles as predictors of students’ burnout. In: AREZES Pedro Miguel; BAPTISTA João Manuel Abreu dos Santos, CARNEIRO; Paula; BRANCO, Jacqueline Castelo; COSTA, Nélson, DUARTE, João Carlos; GUEDES, Rui Barbosa; MELO, Sérgio Miguel; PERESTRELO, Gonçalo (Eds.), Occupational and environmental safety and health III: Studies in systems, decision, and control (vol. 406, p. 505-520). Springer: Cham, 2022.
GRUBIC, Nicolas; BADOVINAC, Shaylea; JOHRI, Amer. Student mental health in the midst of the COVID-19 pandemic: A call for further research and immediate solutions. International Journal of Social Psychiatry, v. 66, n. 5, p. 517-518, 2020.
JAGODICS, Balázs; SZABÓ, Éva. (2022). Student burnout in higher education: a demand-resource model approach. Trends in Psychology, 2022.
KORDZANGANEH, Zahra; BAKHTIARPOUR, Saeed; FARIBA, Hafezi, DASHTBOZORGI, Zahra. The relationship between time management and academic burnout with the mediating role of test anxiety and self-efficacy beliefs among university students. Journal of Medical Education, v. 20, n.1, p.e112142, 2021.
LIN, Shu-Hui; HUANG, Yun-Chen. Life stress and academic burnout. Active Learning in Higher Education, v. 15, n. 1, p. 77-90, 2014.
MADIGAN, Daniel. J.; CURRAN, Thomas. Does burnout affect academic achievement? A meta-analysis of over 100,000 students. Educational Psychology Review, v. 33, p. 387-405, 2021.
MALUENDA-ALBORNOZ, Jorge; INFANTE-VILLAGRÁN, Valeria; GALVE-GONZÁLEZ, Celia; FLORES-OYARZO, Gabriela; BERRÍOS-RIQUELME, José. Early and dynamic socio-academic variables related to dropout intention: A predictive model made during the pandemic. Sustainability,14, 831, 2022.
MARTÍNEZ, Isabel; PINTO, Alexandra Marques; SALANOVA, Marisa; SILVA, Adelina Lopes da. (2002). Burnout em estudiantes universitarios de España y Portugal. Un estudio transcultural. Ansiedad y Estrés, 8, 13-23.
MARÔCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS (3a ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2007.
MONETA, Giovanni. B. Need for achievement, burnout, and intention to leave: Testing an occupational model in educational settings. Personality and Individual Differences, v. 50, n. 2, p. 274-278, 2011.
MONTOYA-RESTREPO, Luz Alexandra; URIBE-ARÉVALO, Abel Eduardo; URIBE-ARÉVALO, Aura Janeth; MONTOYA-RESTREPO, Iván Alonso; ROJAS-BERRIO, Sandra Patricia. Burnout académico: impacto de la suspensión de actividades académicas en el sistema de educación pública en Colombia, Panorama, v. 15, n. 29, 2021.
MORAES, Caroline Ponce de; RIBEIRO, Jessica Moreira; JULIO, Maria Eduarda Rosa Denys Fernandes; AREIAS, Tatiana Bartelega Amiccuci. Análise da satisfação discente: é possível ser feliz em cursos de graduação? Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 51642-51653, 2021.
MOSTERT, Karina; PIENAAR, Jaco. The moderating effect of social support on the relationship between burnout, intention to drop out, and satisfaction with studies of first-year university students. Journal of Psychology in Africa, v. 30, n. 3, 197-202, 2020.
MOURA, Gabrielle; BRITO, Maria; PINHO, Lucinéia; REIS, Viviane; SOUZA, Luiz; MAGALHÃES, Tatiana. Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre universitários: revisão de literatura. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 20, n. 2, 300-318, 2019.
MUSSLINER, Bruno Osvaldo; MUSSLINER, Monica de Sousa e Silva; MEZA, Edwin Benito Mitacc; RODRÍGUEZ, Guillermo Luján. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, n. 7, n. 4, p. 42674-42692, 2021.
NAVARRO, Mercedes Marzo; IGLESIAS, Marta Pedraja; TORRES, Pilar Rivera. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005.
NUNES, Renata Cristina. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e1410313022, 2021.
NOGUEIRA-MARTINS, Luís Antônio. Saúde mental dos profissionais de saúde. In: N. J. BOTEGA (Org.), Prática psiquiátrica no hospital geral: interconsulta e emergência (pp.130-144). Porto Alegre: Artmed, 2002.
OKUN, Morris, A.; WEIR, Renee; RICHARDS, Tom A.; BENIN, Mary H. Credit load as a moderator of the intent-turnover relation among community college students. The Journal of Experimental Education, v. 58, n. 3, p. 213-222, 1990.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; WILES, Jamille Mateus; FIORIN, Pascale Chechi; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 239-246, 2014.
OLIVEIRA, Catarina Félix de; SOBRAL, Sónia Rolland; FERREIRA, Maria João; MOREIRA, Fernando. How does learning analytics contribute to prevent students’ dropout in higher education: A Systematic literature review. Big Data and Cognitive Computing, v. 5, n. 64, 2021.
PERINIA, João Paulino; DELANOGARE, Eslen; SOUZA, Sabrina Alves de. Transtornos Mentais Comuns e aspectos psicossociais em universitários do sul do Brasil. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, p. 44-51, 2019. Disponível em http://repositorio.furg.br/xmlui/bitstream/handle/1/7872/VITTALLE06.pdf?sequence=1
PERON, Vanessa Demarchi; BEZERRA, Renata Camacho; PEREIRA, Eliane Nascimento. Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro: uma revisão sistemática. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, n. 11, 2019. Disponível em https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/756.
REIS, Rodrigo, Siqueira; HINO, Adriano, Akira, Ferreira; AÑEZ, Ciro, Romélio, Rodriguez. (2010). Perceived stress scale: reliability and validity study in Brazil. Journal of Health Psychology, v. 15, n. 1, 107-114.
RICARDO, Yury Rosales; PANEQUE, Fredy R. Rosales. Burnout estudiantil universitario. Conceptualización y estudio. Salud Mental, v. 36, n. 4, p.337-345, 2013.
ROCHA NETO, Jose Haroldo Pimentel. Os estágios acadêmicos e suas reverberações na construção dos sentidos do trabalho: uma investigação com estudantes da UFC Fortaleza. Mestrado em Psicologia. Universidade Federal do Ceará, 2020. Disponível em https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52774
SANCHES, Géssica Fernanda; VALE, Bianca Clemente do; PEREIRA, Sandra de Souza; ALMEIDA, Cátia Cândida de; PRETO, Vivian Aline, SAILER, Giselle Clemente. Síndrome de burnout entre concluintes de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE, v. 11, n. 1, p. 31-39, 2017.
SCHAUFELI, Wilmar B.; MARTÍNEZ, Isabel Maria; PINTO, Alexandra Marques; SALANOVA, Marisa; BAKKER, Arnold. Burnout and engagement in university students: A cross-national study. Journal of Cross-cultural Psychology, v. 33, n. 5, p. 464-481, 2002.
SETTLES, Isis; JONES, Martinque Karee; BUCHANAN, Nicole; BRASSEL, Sheila Therese. Epistemic exclusion of women faculty and faculty of color: understanding scholar(ly) devaluation as a predictor of turnover intentions. The Journal of Higher Education, v. 93, n. 1, p. 31-55, 2022.
SOARES, Adriana Benevides; RODRIGUES, Isabela da Silva; SANTOS, Giselle Glória Balbino dos; LIMA, Claudio de Almeida. A satisfação de estudantes universitários com o curso de ensino superior. Psicologia Ciência e Profissão, v. 41, p. e220715, 2021.
SOUZA, Saulo aparecido de; REINERT, José Nilson. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação (Campinas), v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.
ZAMBALDI, Felipe; COSTA, Francisco José da; PONCHIO, Mateus Canniatti. Mensuração em marketing: estado atual, recomendações e desafios. Brazilian Journal of Marketing, v. 13, n. 2, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.