As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário:
o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29406Palavras-chave:
política universitária, formação docente, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docenteResumo
Este estudo objetivou compreender o processo de institucionalização das políticas de desenvolvimento profissional do docente em cinco universidades públicas do sul do Brasil, a partir dos conceitos de espaço e lugar. Mapeamos, nos portais das universidades, os espaços que se ocupam da tarefa de fomentar a formação de seus próprios docentes e realizamos entrevistas com oito gestores. Na estrutura organizacional das universidades, essas políticas estão localizadas nas pró-reitorias que tratam das questões do ensino e/ou graduação, perspectiva que foi reforçada nas entrevistas. Apenas uma instituição não tem esse espaço bem definido e reforçado em documentos institucionais. As outras já se encontram mais avançadas nesse processo constituindo-se em lugar da formação do docente. Apontamos que as ações de formação docente não devem ficar restritas apenas a uma pró-reitoria, pois a pedagogia universitária requer articulação ampla das funções universitárias.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Brasília: 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 20 dez. 20121.
BRASIL. Decreto Nº 10.139, de 28 de novembro de 2019. Dispõe sobre a revisão e a consolidação dos atos normativos inferiores a decreto. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10139.htm. Acesso em: 5 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei N° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e da outras providências. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 nov. 2021.
BRASIL. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL, LEI Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Portaria Normativa Nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16849-port-normativa-n02-01022012-fies&category_slug=janeiro-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jan. 2022.
Bordas, Merion Campos. Formação de professores do ensino superior: Aprendizagens da experiência. In: Anais da 28ª Reunião Anual da ANPEd, p. 1-17, 2005. Disponível em: http://www.anped11.uerj.br/indexatual.html. Acesso em: 3 nov. 2021.
CUNHA, Maria Isabel. A formação docente na universidade e a resignificação do senso comum. Educar em Revista. v. 35, n. 75, p. 121-133. mai./jun. 2019.
CUNHA, Maria Isabel. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço interinstitucional. São Paulo: Junqueira e Marin, 2010.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
DETONI, Adlai Ralph. Do espaço geométrico à espacialidade como vivida. In: LOPES, Jader Jane Moreira; CLARETO, Sônia Maria (Orgs). Espaço e Educação: travessias e atravessamentos. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007.
FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
LUCARELLI, Elisa. Asesoría pedagógica y cambio em la Universidad. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada/ES, v. 12, n. 1, p. 1-14, mar./maio. 2008.
LUCARELLI, Elisa. El asesor pedagógico y la didáctica universitaria: práticas en desarrollo y perspectivas teóricas. In: LUCARELLI, Elisa (Org.) El asesor pedagógico en la universidad: de la teoria pedagógica a la práctica en la formación. Espanha: Paidos, 2000.
LUCARELLI, Elisa. Las asesorías pedagógicas y la conformación del campo de la Didáctica y la Pedagogía Universitarias In: LUCARELLI, Elisa; FINKELSTEIN, Claudia (Orgs.). El asesor pedagógico en la universidad: entre la formación y la intervención. Buenos Aires: Miño e Dávila Editores, 2012.
MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo Profesional Docente: cómo se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, 2009.
MELO, Geovana Ferreira; CAMPOS, Vanessa Bueno. Pedagogia Universitária: por uma política institucional de desenvolvimento docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 44 -63, jul./set. 2019.
SANTOS, Boaventura Sousa.; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no século XXI: Para uma universidade nova. 1 Ed. Coimbra: Almedina, 2008.
SELBACH, Paula Trindade da Silva; LUCE, Maria Beatriz. Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 40, n.4, p. 1-12, out./dez. 2018.
SOARES, Sebastião Silva; GUIMARÃES, Selva. Docência Universitária: trajetórias de professores formadores iniciantes em cursos de licenciatura. Revista Educação em Questão, Rio Grande do Norte, v. 58, n. 57, p. 1-23, jul./set. 2020.
TOFIK, Denise Sawaia. A Gestão Acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. In: COLOMBO, Sonia Simões (Org.). Gestão Universitária: os Caminhos para a Excelência. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2013.
UA-E1. Entrevista. Rio Grande do Sul, 10 jun. 2014.
UB-E1. Entrevista. Rio Grande do Sul, 4 ago. 2014.
UB-E2. Entrevista. Rio Grande do Sul, 13 ago. 2014.
UC-E1. Entrevista. Rio Grande do Sul, 6 jan. 2015.
UD-E1. Entrevista. Rio Grande do Sul, 25 set. 2014.
UD-E2. Entrevista. Rio Grande do Sul, 2 out. 2014.
UE-E1. Entrevista. Rio Grande do Sul, 2 jan. 2015.
UE-E2. Entrevista. Rio Grande do Sul, 8 jan. 2015.
XAVIER, A. R. C.; AZEVEDO, M. A. R. Assessoria pedagógica universitária no contexto da universidade nova: mapeamento e reflexões. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, v. 36. p. 01-23, 2020.
XAVIER, Amanda Rezende Costa; LEITE, Carlinda. Mapeamento da Formação Pedagógica de docentes universitários nas Universidades Públicas Portuguesas. Revista Lusófona de Educação, Lisboa/PT, v. 45, n. 45, p. 109-123, jul./set. 2019 (Dossiê - Pedagogia do Ensino Superior).
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre/RS: Bookman, 2010.
ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib.; FELDKERCHER, Nadiane; SOUZA, Helena Beatriz Mascarenhas. Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes. Revista Educação em Questão, Rio Grande do Norte, v. 47, n. 33, p.155 -177, set./dez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.