As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário:

o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29406

Palavras-chave:

política universitária, formação docente, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este estudo objetivou compreender o processo de institucionalização das políticas de desenvolvimento profissional do docente em cinco universidades públicas do sul do Brasil, a partir dos conceitos de espaço e lugar. Mapeamos, nos portais das universidades, os espaços que se ocupam da tarefa de fomentar a formação de seus próprios docentes e realizamos entrevistas com oito gestores. Na estrutura organizacional das universidades, essas políticas estão localizadas nas pró-reitorias que tratam das questões do ensino e/ou graduação, perspectiva que foi reforçada nas entrevistas. Apenas uma instituição não tem esse espaço bem definido e reforçado em documentos institucionais. As outras já se encontram mais avançadas nesse processo constituindo-se em lugar da formação do docente. Apontamos que as ações de formação docente não devem ficar restritas apenas a uma pró-reitoria, pois a pedagogia universitária requer articulação ampla das funções universitárias.

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Biografia do Autor

Paula Trindade da Silva Selbach, Universidade Federal da Santa Maria

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Santa Maria e do Mestrado Profissional em Educação (PPGEdu/Unipampa). É do Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (UFPEL) e do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (UFRGS).

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além do Mestrado Profissional em Educação (PPGEdu / Unipampa). É do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (UFRGS).

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Publicado

04-10-2022

Como Citar

Trindade da Silva Selbach, P., & Luce, M. B. (2022). As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário: : o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do Brasil. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29406

Edição

Seção

Artigos