La relación de un profesor con sabre y enseñanza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415

Palabras clave:

Profesor, Aprendizaje, Relación con el conocimiento, Relación con la enseñanza

Resumen

Este estudio se une al campo de investigación sobre la noción de la relación con el conocimiento, desarrollado por Charlot (2000) y su equipo de investigación. Las problematizaciones se centran en comprender los significados atribuidos por los profesores de lengua portuguesa que trabajan en Educación Básica al proceso de enseñanza, evocando sus deseos, miedos y percepciones. Como procedimiento metodológico, se realizó una investigación de campo, utilizando un instrumento con preguntas abiertas. De estos surgieron narraciones didácticas, que fueron analizadas e interpretadas bajo el sesgo de Moraes (2003) Textual Discursive Analysis. De este proceso, surgieron dos categorías: a) el maestro y la pasión por enseñar y aprender; b) enseñanza de la lengua portuguesa: el arte de modelar palabras. En este sentido, los resultados obtenidos muestran que comprender la relación del profesor con la enseñanza presupone comprender la relación con el conocimiento, en sus diferentes dimensiones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernard Charlot , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Doutorado e Livre-docência) - Universidade de Paris X Nanterre, 1985 (doutorado revalidado pela UFRGS, Brasil). Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente, é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), onde é membro do curso de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e co-líder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Principais temas de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola; Educação ou Barbárie. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil). Foi Professor Assistente da Universidade de Tunes (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe (Brasil), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal). Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia) e da Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Roberta Sasset Zanette, Universidade de São Paulo

Doutora do curso de Pós-Graduação em Educação (UCS/2016), na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano escolar", sob orientação da Profª Drª Nilda Stecanela (UCS) e coorientação do professor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES/PROSUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON)Mestra em Educação, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1998) -Licenciatura Plena em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Língua e Literatura da Língua Inglesa. Especialização em Língua Portuguesa. Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Inglesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Atualmente exerce a função de Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação.

Nilda Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Nilda Stecanela é doutora e mestre em educação pela UFRGS, desenvolveu a pesquisa de tese: "Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida", tomando a dimensão não-escolar da educação em diálogo entre a sociologia da educação e da juventude. Fez estágio de doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e estudou a sociologia da vida cotidiana como perspectiva metodológica. É professora aposentada da RME de Caxias do Sul onde atuou como professora, diretora e coordenadora pedagógica, além da gestão nas políticas educacionais locais. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul. Exerceu a função de diretora do Centro de Filosofia e Educação e compôs o Comitê de Pesquisa das Ciências Humanas. É docente no Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o Observatório de Educação da UCS

Citas

ANA. Entrevista. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.

BRUNA. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

CARINA. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

CAROLINE. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.

CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Livpsic, 2009.

CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

DEISE. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

EVANDRA. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

FABIANA. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

FERNANDA. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

FRANCINE. Narrativas docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia − o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartaz pedagógicas e outros escritos/Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GABRIELE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

GORETE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

INÊS. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

ISABELA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

IVETE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

JANAÍNA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

KAREN. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

KELI. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

LUCIANA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

LUCIANE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

LUÍSA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MARIA APARECIDA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MÁRCIA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MARLI. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MARLOVA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MARTA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MICHELE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru/São Paulo, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.

NECI. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

NICOLE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

PATRÍCIA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

PAIS, Jose Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

RAQUEL. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

REJANE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

RÚBIA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

SILVANA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

SINTIA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

STECANELA, Nilda. Retratos de um percurso: o cotidiano como fonte de pesquisa. In: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; COSTA, Giseli Paim (org.). Experiências de quem pesquisa: reflexões e percursos. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. (v. 14).

STECANELA, Nilda. A pesquisa com jovens privados de liberdade: desafios e potencialidades. In: STECANELA, Nilda (org.). Ler e escrever a vida: trajetórias de jovens em privação de liberdade Caxias do Sul: Educs, 2012.

STELA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

SÔNIA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TERE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

VERA. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019.

VIVIANE. Narrativa docente. Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 16 maio. 2019

Publicado

04-08-2022

Cómo citar

Charlot , B., Sasset Zanette, C. R. ., & Nilda Stecanela, N. (2022). La relación de un profesor con sabre y enseñanza. Educación En Cuestión, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415