The teacher’s relationship with knowledge and with teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415

Keywords:

Teacher, Learning, Relationship with knowledge, Relationship with teaching

Abstract

This study joins the field of investigation on the notion of the relationship with knowledge, developed by Charlot (2000) and his research team. The problematizations are focused on understanding the meanings attributed by Portuguese language teachers who work in Basic Education to the teaching process, evoking their desires, fears, perceptions. As a methodological procedure, field research was carried out, using an instrument with open questions. From these, teaching narratives emerged, which were analyzed and interpreted under the bias of Moraes (2003) Textual Discursive Analysis. From this process, two categories emerged: a) the teacher and the passion to teach and learn; b) teaching Portuguese Language: the art of modeling words. In this sense, the results obtained show that understanding the relationship of the teacher with teaching presupposes understanding the relationship with knowledge, in its different dimensions.

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Author Biographies

Bernard Charlot , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Doutorado e Livre-docência) - Universidade de Paris X Nanterre, 1985 (doutorado revalidado pela UFRGS, Brasil). Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente, é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), onde é membro do curso de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e co-líder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Principais temas de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola; Educação ou Barbárie. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil). Foi Professor Assistente da Universidade de Tunes (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe (Brasil), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal). Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia) e da Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Roberta Sasset Zanette, Universidade de São Paulo

Doutora do curso de Pós-Graduação em Educação (UCS/2016), na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano escolar", sob orientação da Profª Drª Nilda Stecanela (UCS) e coorientação do professor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES/PROSUC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON)Mestra em Educação, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1998) -Licenciatura Plena em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Língua e Literatura da Língua Inglesa. Especialização em Língua Portuguesa. Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Inglesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Atualmente exerce a função de Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação.

Nilda Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Nilda Stecanela é doutora e mestre em educação pela UFRGS, desenvolveu a pesquisa de tese: "Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida", tomando a dimensão não-escolar da educação em diálogo entre a sociologia da educação e da juventude. Fez estágio de doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e estudou a sociologia da vida cotidiana como perspectiva metodológica. É professora aposentada da RME de Caxias do Sul onde atuou como professora, diretora e coordenadora pedagógica, além da gestão nas políticas educacionais locais. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul. Exerceu a função de diretora do Centro de Filosofia e Educação e compôs o Comitê de Pesquisa das Ciências Humanas. É docente no Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o Observatório de Educação da UCS

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Published

04-08-2022

How to Cite

Charlot , B., Sasset Zanette, C. R. ., & Nilda Stecanela, N. (2022). The teacher’s relationship with knowledge and with teaching. Journal Education in Question, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID29415