Mario Alighiero Manacorda e a educação da classe trabalhadora na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID29532

Palavras-chave:

Educação. História da Educação. Manacorda. Marxismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar três contribuições de Mario Alighiero Manacorda ao campo da educação brasileira publicados na década de 1980. Os escritos do autor traduzidos no Brasil fortaleceram a discussão sobre a formação da classe trabalhadora e corroboraram com a defesa da escola pública, universal, gratuita e laica. Para tanto, foram examinadas duas entrevistas, uma publicada em 1986 e outra em 1987, e uma palestra proferida em 1987. No que se refere à fundamentação teórica, as análises estão ancoradas no materialismo histórico, especificamente nos escritos de Karl Marx, Friedrich Engels e Antonio Gramsci. Conclui-se que a escola pública é um ganho histórico da classe trabalhadora, deve ser mantida pelo Estado, mas, sem a sua interferência no que diz respeito à disseminação de ideologias. Nesse contexto, o papel da educação é proporcionar ao estudante a apropriação do que há de mais avançado e desenvolvido na ciência, tecnologia, esporte e arte com vistas à formação completa do homem.

 

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Biografia do Autor

Helen Cristina de Oliveira Vieira, Universidade Estadual de Maringá

É Prof.ª Dr.ª da Rede Estadual do Paraná (Paranavaí). Integra o Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

É prof. Dr. da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

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Publicado

18-01-2023

Como Citar

Vieira, H. C. de O., & Arnaut de Toledo, C. de A. (2023). Mario Alighiero Manacorda e a educação da classe trabalhadora na escola pública. Revista Educação Em Questão, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID29532

Edição

Seção

Artigos