Gramsci em debate com as concepções político-pedagógicas de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID29874

Palavras-chave:

Gramsci. Concepções político-pedagógicas. Classes subalternas. Conformismo e espontaneísmo.

Resumo

Este artigo se baseia, principalmente, nos Cadernos do Cárcere, e discorre sobre as análises gramscianas acerca das teorias de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin. As críticas gramscianas direcionadas a esses teóricos e à Internacional Comunista, em geral, apontam que suas perspectivas e táticas políticas se firmavam em um prisma economicista/positivista, no qual predominava uma teoria mecanicista de causalidade histórica, permanecendo uma ideia de atuação política espontaneísta. Em um sentido adverso, Gramsci defende uma nova concepção político-pedagógica. No caso, pressupõe uma relação dialética entre infraestrutura e superestrutura, e entre teoria e prática histórico-social, além de defender a inserção da cultura em uma perspectiva de luta político-pedagógica. Desse modo, espera elevar moral e intelectualmente as classes subalternas, criando as condições teóricas capaz de superar o conformismo burguês, na mesma medida que poderia instaurar uma nova conformação e uma nova hegemonia política. Assim, Gramsci considera imprescindível a atuação dos intelectuais orgânicos das classes subalternas que, em contato com as massas, formariam as condições necessárias para a revolução do proletariado na sociedade civil.

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Biografia do Autor

Lorivaldo do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste Paranaense

Prof. Dr. da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação e Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil.

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual do Oeste e do Paraná Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação.

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Publicado

18-01-2023

Como Citar

Nascimento, L. do, & Favoreto, A. . (2023). Gramsci em debate com as concepções político-pedagógicas de Rosa Luxemburgo, de Trotsky, da Internacional Comunista e de Bukharin. Revista Educação Em Questão, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID29874

Edição

Seção

Artigos