Psicologia e formação docente

memórias evocadas acerca da disciplina psicologia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30005

Palavras-chave:

Ensino de Psicologia, Licenciatura, Memória, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

A disciplina psicologia educacional integra a matriz curricular obrigatória dos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi interpretar a potencialidade do ensino de psicologia contribuir para que futuros/as professores/as forjem uma práxis docente pautada em propostas pedagógicas que objetivem a emancipação humana. Com base no arcabouço teórico da Psicologia Histórico-Cultural e utilizando núcleos de significação, este artigo analisou as memórias espontâneas dos/as licenciandos/as relacionadas à disciplina psicologia ofertada para seus cursos. Os sentidos atribuídos ao ensino desta área específica revelaram que as aulas apresentaram os fundamentos teóricos deste campo do conhecimento, problematizaram temas cotidianos e valores subjacentes às relações sociais vivenciadas nos espaços escolares, propiciando o alargamento dos horizontes interpretativos dos/as futuros/as professores/as. Os relatos também revelaram que as aulas de psicologia foram permeadas por discussões e debates, destacando a diversidade, a interação, o intercâmbio de ideias e acentuando o caráter dialogado dessa vivência formativa.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculada ao Departamento de Psicologia. É integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC), do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/UFSC) e do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFRG).

Charles Augusto Christ, Universidade Federal de Santa Catarina

É estudante de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Bolsista PIBIC/UFSC. Integra o Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC).

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Publicado

18-01-2023

Como Citar

Diogo, M. F., & Christ, C. A. (2023). Psicologia e formação docente: memórias evocadas acerca da disciplina psicologia educacional. Revista Educação Em Questão, 60(66). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n66ID30005

Edição

Seção

Artigos