A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30363Palavras-chave:
Educação a Distância., Inovação Pedagógica., Ambiente de Aprendizagem., Aprendizagem em Rede.Resumo
Durante a pandemia, causada pela COVID-19, as universidades ajustaram o sistema de ensino e aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial (ERE). Nesta Investigação procurou-se conhecer a perceção dos estudantes do Ensino Superior (ES) sobre a qualidade do ambiente psicossocial da aprendizagem. Participaram 175 estudantes do ES português (54%) e brasileiro (46%), com uma média de idades de 30 anos. Foi aplicado o Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Educação a Distância – DELES-PT, com 34 itens. A amostra foi recolhida entre maio e junho de 2020, em ambos os países. Para análise dos dados utilizamos o programa estatístico SPSS, versão 24. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, entre os países e algumas das dimensões do DELES-PT, como a “Aprendizagem pelo Real” e o “Suporte Docente” e são os estudantes brasileiros que mais valorizam as aprendizagens significativas. São referidas, ainda, algumas implicações para a prática docente relativamente aos contextos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leandro; CASANOVA, Joana. Desenvolvimento psicossocial e sucesso académico no Ensino Superior. In: Feliciano Veiga (Coord.) Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI, p. 101–128. Lisboa: Climepsi Editores, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/63168. Acesso em: 12 jun. 2022.
ALVES DE OLIVEIRA, Achilles; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Yara. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).
CASTILHO, William Lim; CHAVAGLIA, Suzel Regina; OHL, Rosali; GAMBA, Mónica; FREITAS, Maria Aparecida. Módulo educativo em ambiente virtual de aprendizagem em Diabetes Mellitus. Enfermería Global, v. 19, n. 59, p. 345-388, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.6018/eglobal.32063. Acesso em: 12 jun. 2022.
CLAYTON, John. Investigating online learning environments. In: Roger Atkinson; Clare McBeath; Diana Jonas-Dwyer; Rob Phillips (Eds.) Beyond the comfort zone: Proceedings of the 21st ASCILITE conference, p. 197–200, 2004. Disponível em: http://www.ascilite.org/conferences/perth04/procs/pdf/clayton.pdf. Acesso em: 09 de set. 2021.
CLAYTON, John. Validation of the online learning environment survey. In: ICT: Providing choices for learners and Learning Proceedings ascilite Singapore, p. 159–167. Singapore: Nanyang Technological University, 2007. Disponível em: http://www.ascilite.org/conferences/singapore07/procs/clayton.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2022.
CRUZ, Márcia; FONTAINE, Anne Maire. Transição para o Ensino Superior: O papel da Instituição e dos seus atores no processo de adaptação: Saúde e Qualidade de Vida em análise - In: IV Congresso de Saúde e Qualidade de Vida: Livro de atas. Escola Superior de Enfermagem do Porto: Núcleo de Investigação em Saúde e Qualidade de Vida. Porto, p. 325-333, 2009.
FIGUEIREDO, Anelice Banhara; VEIGA, Feliciano; GARCIA, Óscar. Envolvimento dos estudantes do ensino superior no brasil e regime de frequência. In: Anabela Pereira; Rosa Gomes (Coord.) Livro de Atas do Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro, p. 256-265, set. 2021. Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: http://sinpe20.web.ua.pt/wp-content/uploads/2021/12/LIVRO_ATAS_SInPE20_978972789715_5.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.
FRASER, Barry. Science learning environments: Assessment, effects and determinants. In: Barry Fraser; Kenneth Tobin (Eds.) International handbook of science education, p. 527–564, 1998. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer.
FRASER, Barry. Learning environments research: Yesterday, today and tomorrow. In: Swee Chiew Goh; Myint Swe Khine (Eds.) Studies in educational learning environments: An International Perspective, p. 1–25, 2002. River Edge, New Jersey: World Scientific.
GARCIA, Vera; CARVALHO, Paulo. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina (Ribeirão Preto), v. 48, n. 3, p. 209-213, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213. Acesso em: 20 jan. 2022.
JESUS, Angelo; GOMES, Maria João; CUNHA, Agostinho; CRUZ, Agostinho. Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory. RIED Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, n. 1, p. 179–199, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.17.1.11579. Acesso em: 20 jan.2022.
KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13912. Acesso em 20 jan. 2022.
LAROCQUE, Michelle. Assessing perceptions of the environment in elementary classrooms: The link with achievement. Educational Psychology in Practice, v. 24, n. 4, p. 289–305, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02667360802488732. Acesso em: 20 jan. 2022.
LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (Org.) Educação a Distância: Estado da Arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
LUKETIC, Christine; DOLAN, Erin. Factors influencing student perceptions of high-school science laboratory environments. Learning Environment Research, v. 16, n. 1, p. 37–47, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10984-012-9107-5. Acesso em: 3 fev. 2022.
MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MASTAN, Ignatius Adrian; SENSURE, Dana Indra; SURYONO, Ryan Randy; KAUTSARINA, Kautsarina. Evaluation of distance learning system (e-learning): a systematic literature review. Jurnal Teknoinfo, v. 16, n.1, p. 132-137, 2022. Disponível em: https://ejurnal.teknokrat.ac.id/index.php/teknoinfo/article/view/1736. Acesso em: 12 jun. 2022.
NOGUEIRA, Silvia Cristina Gomes; BATISTA, Valter Pedro. A Educação Superior em Tempos de Pandemia: EaD ou Ensino Remoto Emergencial. In: Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, ago. 2020 Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1705. Acesso em: 31 jun. 2022.
PEREIRA, Alda; OLIVEIRA, Isolina; AMANTE, Lúcia. Fundamentos da avaliação alternativa digital. In: Teresa Cardoso; Alda Pereira; Luís Nunes (Eds.) Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Lisboa: Universidade Aberta, p. 1-21, 2015. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/5775/1/ebookLEaD_1.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
PEREIRA, Anabela; GOMES, Rosa Maria; ABRANTES, Natália. Psychosocial e-learning environment in Portuguese higher education by DELES. In: Maria Helena Pedrosa-de-Jesus; Carol Evans; Zarina Charlesworth; Eva Cools (Eds.) ELSIN XV: Exploring styles to enhance learning and teaching in diverse contexts, p. 363–367, 2010. Aveiro: Universidade de Aveiro.
PEREIRA, Anabela Sousa; GOMES, Rosa Maria; MARQUES, Daniel Ruivo; WALKER, Scott. Psychometric Properties of the European Portuguese Version of the Distance Education Learning Environments Survey (DELES). Current Psychology, v. 40, n. 1, p. 367-378, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12144-018-9919-2. Acesso em: 12 out. 2021.
PEREIRA, Anabela; MOREIRA, António; CHALÓ, Paulo; SANCHO, Luís; VARELA, Ana; OLIVEIRA, Carla. Development Challenges of a Full Integrated App in Higher Education. In: Gaming and Technology Addiction: Breakthroughs in Research and Practice. Management Association, Information Resources, p. 117-139. Hershey, PA: IGI Global, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0778-9.ch007. Acesso em: 12 out. 2021.
PORTUGAL, Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro. Aprova o regime jurídico do ensino superior ministrado a distância. Diário da República, 1ª Série, 168, 49-57.
RUIZ, Sofia Maria de Araújo; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática pedagógica colaborativa: pesquisa-ação em um curso de administração. In: Amélia Lopes; Maria Auxiliadora Cavalcante; Dalila Andrade Oliveira; Álvaro Moreira Hypólito. (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, p. 5425-5437, 2014. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/TrabalhoDocenteEFormacao_Vol_IV.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
SAHIN, Ismail. Predicting student satisfaction in distance education and learning environments. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 8, n. 2, p.113–119, 2007. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/156345. Acesso em: 14 fev. 2022.
SANTOS, Hugo Miguel. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, v. 15, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15805. Acesso em: 25 jul. 2022.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourados; JESUS, Ana; SANTOS, Carine. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o moodle, Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 15545-15557, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.34117/bjdv6n3-433. Acesso em: 25 jul. 2022.
WALKER, Scott Loren; FRASER, Barry. Development and validation of an instrument for assessing distance education learning environments in higher education: the distance education learning environments survey (DELES). Learning Environments Research. Springer, v. 8, p. 89-308, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.