A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30363

Palavras-chave:

Educação a Distância., Inovação Pedagógica., Ambiente de Aprendizagem., Aprendizagem em Rede.

Resumo

Durante a pandemia, causada pela COVID-19, as universidades ajustaram o sistema de ensino e aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial (ERE). Nesta Investigação procurou-se conhecer a perceção dos estudantes do Ensino Superior (ES) sobre a qualidade do ambiente psicossocial da aprendizagem. Participaram 175 estudantes do ES português (54%) e brasileiro (46%), com uma média de idades de 30 anos. Foi aplicado o Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Educação a Distância – DELES-PT, com 34 itens. A amostra foi recolhida entre maio e junho de 2020, em ambos os países. Para análise dos dados utilizamos o programa estatístico SPSS, versão 24. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, entre os países e algumas das dimensões do DELES-PT, como a “Aprendizagem pelo Real” e o “Suporte Docente” e são os estudantes brasileiros que mais valorizam as aprendizagens significativas. São referidas, ainda, algumas implicações para a prática docente relativamente aos contextos de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Silva Gomes, Universidade de Aveiro

Rosa Maria Gomes. Doutorada em Psicologia, Mestre em Comunicação e Educação em Ciência, Licenciada em Educação de Infância, pela Universidade de Aveiro, portugal. Técnica Superior do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro. Assessoria dos Diretores de curso da pós-graduação e coordenador do  Centro de Investigação em Tecnologia e Serviços de Saúde. Membro  do Conselho de Avaliação e Qualidade do DEP e investigadora no StressLab. Interesse recente relacionado com a inovação em metodologias de ensino, no Ambiente de Ensino à Distância (DELESpt) em Português Europeu, Investigação em Educação para o Empreendedorismo, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e stress na Infância. Trabalha nas áreas das Ciências Sociais com ênfase na  àrea da Psicologia da Educação.


Graziela Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil,

É Prof.ª Dr.ª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX/CNPq/UDSEC) e o Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (GEPE: DHCD/CNPq/UDESC).

Gabriela Maria Dutra, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

É Prof.ª Dr.ª da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede de Educação Inclusiva. É integrante do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (GEPE: DHCD/CNPq/UDESC).

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

Silva Gomes, R. M., Pereira, G. R., & Carvalho, G. M. . (2022). A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemia. Revista Educação Em Questão, 60(65). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30363

Edição

Seção

Artigos