A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação

discussão acerca dos indicadores “inserção social” e “internacionalização” a partir de publicações na área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31410

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Inserção social, Internacionalização, ANPED

Resumo

O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.

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Biografia do Autor

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa: Representações Sociais e Formação Docente.

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação e Representações Sociais.

Referências

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Publicado

24-05-2023

Como Citar

Ribeiro, C. T., & dos Reis Gusmão Andrade, E. . (2023). A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação: discussão acerca dos indicadores “inserção social” e “internacionalização” a partir de publicações na área . Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31410

Edição

Seção

Artigos