A Psicologia Educacional no âmbito da pós-graduação em Educação
discussão acerca dos indicadores “inserção social” e “internacionalização” a partir de publicações na área
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31410Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Inserção social, Internacionalização, ANPEDResumo
O debate acerca da inserção social e internacionalização justifica-se pelo fato de que estes são indicadores adotados pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação. Nosso objetivo é analisar em que medida os trabalhos apresentados pelo GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd (2011 a 2020) permitem evidenciar o compromisso com a inserção social e a internacionalização na produção de conhecimento nesta área. Foram consideradas quatro dimensões de análise apontadas pela literatura para cada indicador. Consideramos sessenta trabalhos, dos quais só 6,66% explicitam o atendimento a demandas sociais circunstanciadas. A maioria dialoga com a produção internacional, havendo, no entanto, pouca parceria entre autores que visam à construção de redes de conhecimento, além da prevalência de autores da Região Sudeste. A alta incidência de trabalhos publicados posteriormente, como artigos em periódicos, contraria a afirmação de que as publicações da área se concentram em livros.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Inserção Social: Em busca de sentidos e indicadores para a Avaliação da Pós-Graduação na Área da Educação. Portal da ANPEd, 2017. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/images /gt_insercao_social.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2020.
ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em educação - ANPEd. GT 20 – Psicologia da Educação. Portal da ANPEd, 2020. Disponível em: <https://anped.org.br/grupos-de-trabalho/gt20-psicologia-da-educa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 27 ago. 2020.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Internacionalização da Educação. Portal da ANPEd, 2017 (Entrevista concedida a João Marcos Veiga). Disponível em: <https://anped.org.br/news/entrevista-mario-azevedo-uem-internacionalizacao-da-educacao>. Acesso em: 24 ago. 2020.
BOUFLEUER, José Pedro. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 37, p. 371-382, maio/ago. 2009.
BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF.
DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.
GOUVEIA, Andréa Barbosa; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. A pós-graduação e a internacionalização da educação superior: tendências e problemas – o lugar da ANPEd. Plurais – Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 2, p. 10-26, abr./ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.