Indagação acerca dos sentidos do fenômeno educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID31811

Palavras-chave:

Hermenêutica, Educação, Cultura do tédio, Cultura do sentido

Resumo

Diferentes perspectivas abordam a educação para além da racionalidade instrumental dominante. Uma delas é o diálogo entre a hermenêutica e a educação  que produz termos alternativos para pensar o fenômeno educativo. Que sentidos queremos para o fenômeno educativo de nosso tempo? O objetivo aqui é refletir sobre as contribuições da hermenêutica  para a educação. Parte-se do entendimento que a hermenêutica permite desvelar os muitos sentidos velados/entulhados presentes na educação.  Aquilo que é instituído no âmbito da educação escolar e do trabalho educativo  deve ser tomado como um fenômeno a ser reiteradamente questionado e refletido. Se hoje vivemos mergulhados na cultura do tédio, então, a hermenêutica pode ajudar a pensar na cultura do sentido para o fenômeno educativo, um contexto em que a definição de balizas mínimas voltadas à formação de autonomia cognoscitiva e moral parece bastante razoável. Este texto  é um ensaio que entende que a matriz de racionalidade tem muito a contribuir à compreensão do fenômeno educativo de nosso tempo. 

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Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Prof. Dr. da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Santa Catarina) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Diversidades, Educação Inclusiva e Práticas Educativas.

Livio Osvaldo Arenhart , Universidade Federal da Fronteira Sul

Prof. Dr. da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Integra o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Instituições.

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Publicado

06-07-2023

Como Citar

Kuhn, M., & Arenhart , L. O. (2023). Indagação acerca dos sentidos do fenômeno educativo. Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID31811

Edição

Seção

Artigos