Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente

questões (im)pertinentes à educação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32431

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Decolonialidade, Colonialidade, Educação Científica

Resumo

Neste ensaio, buscamos estabelecer uma ponte teórica entre pressupostos teóricos decoloniais e desenvolvimento profissional docente. Nesse âmbito, levantamos discussões sobre discursos e práticas hegemônicas – empreendidos de forma acrítica − que naturalizam o legado colonial e eurocêntrico que subalternizou outras formas de ser e de existir no mundo. Discutimos o desenvolvimento profissional de sujeitos epistêmicos, construtores de conhecimento a partir da reflexão sobre a própria prática, em oposição à mera reprodução de prescrições curriculares e institucionais, ainda muito influenciada pela lógica da colonialidade. Apontamos ainda possíveis caminhos para fomentar um desenvolvimento profissional pautado na reflexão crítica sobre as desigualdades e injustiças sociais que permeiam o contexto educacional, assim como para a adoção de discursos e práticas pedagógicas mais justas, integradoras e emancipatórias no ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Lucenir da Silva Frazão, Universidade Federal de Santa Catarina

É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa “Núcleo de Educação em Química”.

Luciana Passos Sá, Universidade Federal de Santa Catarina

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Integra o Grupo de Pesquisa “Núcleo de Educação em Química”.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

da Silva Frazão, L., & Passos Sá, L. . (2023). Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: questões (im)pertinentes à educação científica. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32431

Edição

Seção

Artigos