Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32576

Palavras-chave:

Profissionalização docente, Revolução Francesa, Condorcet, Educação pública

Resumo

Neste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743-1794), para a profissionalização dos professores no con-texto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer às vagas, as qualidades almejadas dos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Conclui-se que Condorcet articulou critérios técnicos e políticos para a escolha e profissiona-lização docente em sociedades democráticas. O Marquês situou a liberdade de ensino, a relevância da ciência, o papel do Estado e as condições de trabalho dos professores como temas centrais para a escola pública, que permanecem relevantes atualmente

 

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Biografia do Autor

Marcos Pereira Coelho, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

É Prof. Dr. da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Integra o Grupo de Pesquisa GEPinfâncias – Grupo de estudos e pesquisa em práticas pedagógicas escolares, trabalho docente e formação de professores para infâncias.

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

É Prof. Dr. da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Integra o Grupo de Pesquisa GEPEFI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Integra o Grupo de Pesquisa GPTSPE – Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

 

 

 

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Publicado

01-09-2023

Como Citar

Pereira Coelho, M., & Coelho, J. P. P. . (2023). Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública. Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32576

Edição

Seção

Artigos