Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID32576Palavras-chave:
Profissionalização docente, Revolução Francesa, Condorcet, Educação públicaResumo
Neste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743-1794), para a profissionalização dos professores no con-texto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer às vagas, as qualidades almejadas dos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Conclui-se que Condorcet articulou critérios técnicos e políticos para a escolha e profissiona-lização docente em sociedades democráticas. O Marquês situou a liberdade de ensino, a relevância da ciência, o papel do Estado e as condições de trabalho dos professores como temas centrais para a escola pública, que permanecem relevantes atualmente
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