Aprender a fazer e fazer para aprender

o modelo escola-fazenda implantado na rede federal de ensino agrícola profissional (1967 a 1986)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32752

Palavras-chave:

Colégios Agrícolas, Ensino profissional agrícola, Escola-fazenda, História da Educação

Resumo

Este artigo apresenta compreensões históricas a respeito do modelo escola-fazenda implantado na rede federal de ensino agrícola profissional (1967-1986). A pesquisa historiográfica centrou-se em identificar, levantar e transformar em fontes documentos legislativos, manuais, diretrizes curriculares, material didático, entre outros, produzidos pelo Ministério da Educação e por colégios agrícolas. Elege como parâmetro a pesquisa documental e marca intersecções entre a teoria do capital humano e o modelo educacional. Também analisa os pressupostos curriculares e organizacionais, além do funcionamento dos colégios agrícolas, segundo o modelo escola-fazenda. Entendeu-se que as diretrizes do ensino profissional agrícola, implementadas por meio do modelo escola-fazenda para a formação do técnico em agropecuária, emanadas da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário, estavam fundamentadas na tríade ensino/trabalho/produção e visavam a formar técnicos capacitados para contribuir com a modernização do setor agrícola e do meio rural.

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Biografia do Autor

Aristela Arestides Lima, Instituto Federal de Sergipe

É Prof.ª Dr.ª do Instituto Federal de Sergipe. Integra o Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, Sujeitos, Saberes e Práticas Educativas.

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

É Prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História do Colégio de Aplicação. É Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, Sujeitos, Saberes e Práticas Educativas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

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Publicado

18-09-2023

Como Citar

Lima, A. A. ., & Tavares da Conceição, J. (2023). Aprender a fazer e fazer para aprender : o modelo escola-fazenda implantado na rede federal de ensino agrícola profissional (1967 a 1986). Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32752

Edição

Seção

Artigos