Quem não cola não sai da escola?

Bricolagem de estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32756

Palavras-chave:

Bricolagem, Cola, Estudantes do Ensino Médio, Relação com o Saber

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo a questão subjetiva, a relação entre o saber dos estudantes e as bricolagens que eles sustentam nas aulas do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Cumbe, Sergipe. Temos, como ponto de partida, duas questões: qual é a relação entre o saber dos estudantes e a bricolagem? Que sentido a cola tem para os estudantes? Utilizamos elementos da relação com o saber de Bernard Charlot, principalmente, desejo, posição subjetiva, figuras do aprender e relação epistêmica com o saber; e a noção de bricolagem a partir de Michel de Certeau. Conclui-se que cola é uma alternativa para a não reprovação do(a) estudante em uma determinada disciplina com a qual não tem afinidade ou sente dificuldade de estudar e aprender. É um dispositivo de motivação, com caráter de imediatez e mobilização, pelo fato de encontrar sentido em se sobressair às lógicas simbólicas da escola diante de uma prova escrita. Além disso, é um dispositivo de relação com o saber que confronta as normas e lógicas simbólicas da escola e de disciplinas específicas.

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Biografia do Autor

Eanes dos Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe - Universidade Estadual da Bahia

É Prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Estadual da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade.

Veleida Anhai Cápua da Silva Charlot, Universidade Federal de Sergipe

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade.

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

É Prof. Dr. da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade e do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar.

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ESTUDANTE 1. Questionário. Cumbe (Sergipe), 16 dez. 2022.

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ESTUDANTE 3. Questionário. Cumbe (Sergipe), 16 dez. 2022.

ESTUDANTE 4. Questionário. Cumbe (Sergipe), 16 dez. 2022.

ESTUDANTE 5. Questionário. Cumbe (Sergipe), 16 dez. 2022.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

Correia, E. dos S., Cápua da Silva Charlot, V. A., & Silva do Nascimento, W. R. (2023). Quem não cola não sai da escola? Bricolagem de estudantes do ensino médio. Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32756

Edição

Seção

Artigos