Festas escolares em Brasília
o olhar da jornalista Yvonne Jean (1962-1968)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34015Palavras-chave:
Escolas, Jornal Correio Braziliense, Festas escolaresResumo
O artigo adentra o universo de temas escolares abordados pela jornalista Yvonne Jean no jornal Correio Braziliense. O objetivo é analisar algumas festas escolares em Brasília, conforme foram descritas e comentadas em colunas da jornalista entre os anos de 1962 e 1968. Foram identificados dois tipos de festas escolares: 1) as que celebravam personagens da escola e da família − professoras, crianças e mães; e 2) as que comemoravam tradições da cultura brasileira (festas juninas). O valor histórico-educacional dos textos de Yvonne Jean se evidencia à medida que se faz deles uma leitura histórica, fundada na contextualização das fontes e em sua leitura analítico-interpretativa. É dessa leitura que tende a advir a compreensão da educação segundo a lógica das normas e práticas (Julia, 2001), das estratégias e táticas (Certeau, 1999), dos comportamentos e das apropriações (Chartier, 2002), seja de professores, seja de alunos e demais indivíduos que atuam no processo educacional intraescolar.
Downloads
Referências
AMARAL, Rita de Cássia. Festa à brasileira. Significados do festejar, no país que “não é serio”. 1998. Tese (doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade de São Paulo, 1998.
AMORIM, Kamila; ABREU JÚNIOR, Laerthe. Análise de discursos sobre a família brasileira: uma perspectiva historiográfica. Metáfora Educacional, Feira de Santana, n. 13, p. 109-124, jul./dez. 2012.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O Inep e o planejamento do sistema público de ensino de Brasília nos anos 1950. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 263, p. 87-94, jan./abr. 2022a.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O jornal “Correio Braziliense” como fonte para a história das culturas escolares em Brasília (1960–1971). In: BERTOLETTI, Estela Natalina; ZIMMERMAN; Tânia(org.) Fontes históricas em perspectivas situadas: limiares de pesquisas e ensinabilidades em educação. São Carlos: Pedro & João, 2022b.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; SOUZA, Gizele de. Educando corpos infantis: dimensões do programa “Educação Física no Curso Primário”, 1950. Revista da ALESDE, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 143-161, out. 2022.
BENCOSTTA, Marcus Levy. História da educação e cultura escolar: representações e imagens das festas escolares. In: VIDAL, Diana; SCHWARTZ, Cleonara (org.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: Editora da UFES, 2010.
BRASIL. Decreto 21.366, de 5 de maio de 1932. Declarando que o Segundo Domingo de Maio é consagrado às mães. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21366-5-maio-1932-559485-publicacaooriginal-81718-pe.html> Acesso em: 17 jun. 2023.
CAMPOS, Judas Tadeu. Festas juninas nas escolas: lições de preconceitos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 589-606, maio/ago. 2007.
CARVALHO, Marta. Pedagogia da escola nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, Marcos Cézar; KULHMANN JÚNIOR, Moysés (org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 9. ed. São Paulo: Global, 2000.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1999.
CHAMON, Carla. Festejos imperiais: festas cívicas em Minas Gerais (1815–1845). Bragança Paulista: Editora da Universidade de São Francisco, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.
DUARTE, Jorge. O tecido chita como ícone cultural da moda brasileira. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 17, 2021, Salvador Anais... Disponível em: http://www.enecult.ufba.br/modulos/submissao/Upload-568/132212.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.
ESCOLANO BENITO, Agustín. Patrimonio material de la escuela e historia cultural. Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 13-28, jul./dez. 2010.
JEAN, Yvonne. Viagem absurda. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 4, 12 out. 1941.
JEAN, Yvonne. Visitando escolas... I – Introdução. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 4, 4 maio 1947.
JEAN, Yvonne. O ensino dia a dia. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 30 maio 1962c.
JEAN, Yvonne. O ensino dia a dia. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 7 jun. 1962d.
JEAN, Yvonne. O ensino dia a dia. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 20 jun. 1962e.
JEAN, Yvonne. O ensino dia a dia. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 15 set. 1962a.
JEAN, Yvonne. O ensino dia a dia. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 28 set. 1962b.
JEAN, Yvonne. Esquina de Brasília. Correio Braziliense, Brasília, p. 9, 11 jun. 1968.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
MARTINS, Alice Fátima. O ensino de artes nas Escolas Parque. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA; Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca. (org.) Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: Editora UnB, 2011.
OLIVEIRA, Aline Ribeiro.; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Um balanço da historiografia sobre festas escolares (2000-2021). Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 25, n. 3, p. 180-197, set./dez. 2022.
In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA; Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca. (org.) Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956–1964). Brasília: Editora UnB, 2011.
SANTOS, Mayron Engel Rosa. As datas comemorativas e as expressões artísticas do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2022.
SILVA, Rafael Pereira da. Fragmentos de (auto)imagem: notas sobre o Fundo Yvonne Jean no Arquivo Público do Distrito Federal (1911-1981). Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 20, p. 171-184, jan./jun. 2019.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, jan./mar. 1961.
TEIXEIRA, Anísio. Aspectos americanos de educação − Anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
VICENTINI, Paula Perin. Celebração e visibilidade: o Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 4, n. 8, p. 9-41, jul./dez. 2004.
WIGGERS, Ingrid; MARQUES, Isabela; FRAZZI, Mariana. Escola Parque de Brasília: um olhar sobre a educação do corpo. In: In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA; Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca. (org.). Nas asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: Editora UnB, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.