Pesquisas com os cotidianos da Educação

problematizações e invenções de mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34627

Palavras-chave:

Pesquisa, Devir, Cartografia, Conversa

Resumo

O artigo objetiva problematizar o modelo de pesquisa em Educação que, ao supor uma realidade preexistente, com seus dados aguardando para serem coletados, enfatiza a necessidade de práticas descritivas, explicativas e/ou analíticas, nas quais a escrita, assumida como atestado de veracidade do acontecido, institui-se por meio de um autor-autoria dotado de uma consciência plena e fundadora, capaz de criar formas de representação da realidade. De modo diferente, apostamos em uma dimensão de pesquisa como devir, com destaque para as cartografias de conversas, que nos lança em meio às experimentações com os cotidianos e nos incentiva a seguir fluxos, a acompanhar processos e a nos enredar em movimentos de diluição dos sujeitos-rostidades, interessados que estamos muito mais nas poéticas das forças do habitável e nas reverberações dos acontecimentos, do que na defesa do protagonismo das identidades conscientes. Desse modo, o artigo defende uma aposta ético-estético-política para as pesquisas com os cotidianos como possibilidade de invenção de mundos mais plurais e inclusivos na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo/Universidade Federal de Pernambuco

É Prof. Dr. da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal de Pernambuco e dos Programas de Pós-Graduação em Educação, e em Educação Contemporânea. Integra o Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos.

Referências

ALVES, Marco Antonio Sousa. A autoria em questão a partir de Foucault: autor, discurso, sujeito e poder. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v.22, n.37, p.79-97, jul/dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2015.19932.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A vida passada a limpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BARROS, Manoel de. Livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1993.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis: Voes, 1996.

CERTEAU, Michel de. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CLARETO, Sonia Maria. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, Sonia Maria; ROTONDO, Margareth; VEIGA, Ana Lygia. Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2007 (v.5).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008 (v.4).

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros, experiências e amizades. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

FONTES, Bruno. O que eu faço com a saudade? São Paulo: Planeta, 2019.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Nova Veja, 2006.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

MEIRELES, Cecília. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1958.

MEIRELES, Cecília. Antologia poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001.

PESSOA, Fernando. Novas poesias inéditas. Lisboa: Ática, 1973.

QUINTANA, Mário. Antologia poética. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

ROUDINESCO, Elisabeth. O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

Publicado

26-12-2023

Como Citar

Ferraço, C. E. (2023). Pesquisas com os cotidianos da Educação: problematizações e invenções de mundos. Revista Educação Em Questão, 61(70). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70ID34627

Edição

Seção

Artigos