Internacionalização como estratégia para a permanência estudantil
o estado do conhecimento com apoio da inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID35952Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Permanência estudantil, Internacionalização da educação, Inteligência artificialResumo
O presente artigo aborda a temática da internacionalização como estratégia para a permanência estudantil e o sucesso acadêmico na educação superior em periódicos científicos, publicados nas bases Scopus e Lens, nos últimos cinco anos. É um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, para o mapeamento de análise das publicações científicas. Ademais, tem como caráter inovador o uso do ChatGPT, com validação humana, para a organização, categorização, análise e apresentação dos dados. Os resultados apontam para a confirmação dessa relação com destaque para as categorias Estresse e adaptação acadêmica; Impacto do estudo no exterior; Motivação e aprendizagem em contextos internacionais e Educação em contextos de refugiados. De uma forma geral, os artigos estudam não só fatores positivos, mas também desafios a serem resolvidos para que a internacionalização constitua-se em uma estratégia de permanência estudantil e sucesso acadêmico.
Downloads
Referências
ARRIAGA, Jesús Garcia de Adoaín. La implantación del espacio europeo de educación superior y su impacto sobre el abandono universitário. In: Santos, Bettina Steren; Jesús Arriaga; Marília Morosini. Una visión integral del abandono. Porto Alegre: EdiPUCRS. 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2020.
BEELEN, Joos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. The European Higher Education Area, p. 59-72, jan. 2015. DOI: 10.1007/978-3-319-20877-0_5.
BHATT, Rachana; BELL, Angela; RUBIN, Donald L. Education Abroad and College Completion. Res High Educ, v. 63, p. 987-1014, 2022. DOI: 10.1007/s11162-022-09673-z.
Brasil. Lei n.9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 mar. 2024.
BILKI, Zeynep; SATAR, Müge; SAK, Mehmet. Critical digital literacy in virtual exchange for ELT teacher education: An interpretivist methodology. ReCALL, v. 35, n. 1, p. 1-16, DOI:10.1017/S095834402200009X.
CABRERA, Alberto; NORA, Amaury; CASTAÑEDA, Maria B. The role of finances in the persistence process: A structural model. Research in higher education, v. 33, p. 571-593, 1992.
CASTAÑO, Elkin; GALLÓN, Santiago; GÓMEZ, Karoll; VÁSQUEZ, Johanna. Análisis de los factores asociados a la deserción y graduación estudiantil universitaria. Lecturas de Economía, n. 65, p. 11-35, 2006.
GAO, Fang; LIU, Henry Chin Yin. Guests in someone else’s house? Sense of belonging among ethnic minority students in a Hong Kong university. British Educational Research Journal, v. 4, n. 4, p. 1004-1020, 2021. DOI: 10.1002/berj.3704.
GLASS, Chris R.; CRUZ, Natalie I. Moving towards multipolarity: shifts in the core-periphery structure of international student mobility and world rankings (2000–2019). High Educ, v. 85, p. 415-435, 2023. DOI: 10.1007/s10734-022-00841-9.
GOKPINAR-SHELTON, Esen; PIKE, Gary R. Strategies to boost international student success in US higher education: an analysis of direct and indirect effects of learning communities. High Educ, v. 84, p. 279-297, 2021. DOI: 10.1007/s10734-021-00767-8.
HUDZIK, John K. Comprehensive internationalization: Institutional pathways to success. Routledge, 2015.
KOHLS-SANTOS, Pricila. Permanência na educação superior: desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, 2020. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude.
KOHLS-SANTOS, Pricila; ESTRADA, Patricia Mejia. Persistence in Higher Education: The perspective of professors and students. International Journal of Development Research, v. 11, p. 45837-45843, 2021. Disponível em: https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/21440_0.pdf. Acesso em: 8 mar. 2024.
KOHLS-SANTOS, Pricila. Permanência estudantil e sucesso acadêmico: a voz dos atores. Educação, v. 45, n. 1, e-43977, 2022. DOI: 10.15448/1981-2582.2022.1.43977.
KOHLS-SANTOS, Pricila. Permanência estudantil e sucesso acadêmico: guia para o modelo integracionista. Curitiba: Editora CRV, 2024.
LI, Hanwei. Academic Integration of Chinese Students in Finland and Germany: a comparative perspective. Front Educ China, v. 14, p. 234-256, 2019. DOI: 10.1007/s11516-019-0012-x.
LEASK, Betty. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, v. 13, n. 2, p. 205-2021. 2009. DOI: 10.1177/1028315308329786.
MENG, Hui; GAO, Desheng. Uma interação intelectual entre estudantes de pesquisa internacionais e educadores ocidentais na internacionalização do ensino de pesquisa australiano. Asia-Pacific Edu Res, v. 29, p. 113-122, 2019. DOI: 10.1007/s40299-019-00457-1.
MENTGES, Manuir José; MOROSINI, Marília Costa. Internacionalización de la educación superior: concepciones, modelos y desafíos. Revista Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 22, p.21-43, 2023.
MOROSINI, Marília Costa. O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO. Educação, Santa Maria, v. 47, p.1-33, 2022.
MOROSINI, Marília Costa; DALLACORTE, Marilene Gabriel. Internacionalização da Educação Superior In: Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. (v. 1).
MOROSINI, Marilia Costa; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
MOROSINI, Marília Costa; DALLACORTE, Marilene Gabriel. Internationalization of Higher Education In: Brazilian Encyclopedia of Higher Education: Excerpts from Scientific Field.Lisboa - PT: EDUCA, 2023 (v. 1).
MOROSINI, Marília Costa; WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; MARCELINO, Jocelia Martins.; HATSEK, David Jorge Rodrigues. Internationalization strategies of Brazilian universities participating in the Capes PrInt Program. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 31, p. 2-25, 2023.
NGHIA, Tran Le Huu; GIANG, Haong Truong; QUYEN, Vo Phuong. At-home international education in Vietnamese universities: impact on graduates’ employability and career prospects. High Educ, v. 78, p. 817-834, 2019. DOI: 10.1007/s10734-019-00372-w.
O’KEEFFE, Paul; LOVEY, Thibault. Meaningful higher education in Kakuma refugee camp: A case study of why context and contextualization matter. Prospects, v. 53, p. 101-114, 2023. DOI: 10.1007/s11125-022-09610-z.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Global citizenship education: preparing learners for the challenges of the 21st century. Paris: UNESCO, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Conheça os novos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. In: ONU. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em: 8 abr. 2024.
PAPPA, Sotiria; ELOMAA, Mailis; PERÄLÄ-LITTUNEN, Satu. Sources of stress and scholarly identity: the case of international doctoral students of education in Finland. High Educ, v. 80, p. 173-192, 2020. DOI: 10.1007/s10734-019-00473-6.
PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. Twenty years of research on college students: Lessons for future research. Research in Higher Education, v. 32, n. 1, p. 83-92, 1991.
PERNA, Laura; THOMAS, Scott. Theoretical perspectives on student success: understand the contributions of the disciplines. Ward, K. Wolf-Wendel (Eds). ASHE – Higher education report. v. 34, n. 1. 2008.
PUSZTAI, Gabriella; DEMETER-KARÁSZI, Zsuzsanna; ALTER, Emese, MARINCSÁK, Rita; DABNEY-FEKETE, Ilona Dóra. Administrative data analysis of student attrition in hungarian medical training. BMC Med Educ, v. 22, n. 317, 2022. DOI: 10.1186/s12909-022-03276-z.
REDGUIA. Conferencia Latinoamericana Sobre El Abandono En La Educación Superior – CLABES. Ponencias de Congresos Clabes, 2015, Disponível em: https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes. Acesso em: 10 jan. 2024.
TINTO, Vincent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. University of Chicago Press, 1987.
TINTO, Vincent. Through the eyes of students. Journal of College Student Retention. Research, Theory & Practice, v. 19, n. 3, p. 254-269, 2017. DOI: 10.1177/1521025115621917.
TINTO, Vincent. Learning better together. Transitioning Students in Higher Education. Philosophy, Pedagogy and Practice. Routledge. 2020. DOI: 10.4324/9780429279355-3.
VÁZQUEZ, Jaime Moreles; GARCÍA, Sara Aliria Jiménez; CANAN, Silvia Regina. La política de internacionalización de la Educación Superior. Efectos, brechas y asimetrías persistentes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 1047-1068, 2021.
WHATLEY, Melissa, CANCHÉ, Manuel S. Gonzalez. A Robust Estimation of the Relationship Between Study Abroad and Academic Outcomes among Community College Students. Res High Educ, v. 63, p. 271-308, 2022. DOI: 10.1007/s11162-021-09647-7.
WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; CASSOL-SILVA, Carla Camargo; MOROSINI, Marilia Costa. Internationalization at home and virtual: A sustainable model for brazilian higher education. Journal of Studies in International Education, v. 1, p.102831532210768 - 18, 2022. DOI: 10.1177/10283153221076898
WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; MOROSINI, Marilia Costa; & Marcelino, Josélia. COVID-19 and the crisis in the internationalization of higher education in emerging contexts. Policy Futures in Education, v. 20, n. 4, 433-442, 2022. DOI: 10.1177/14782103211040913
WU, Bin; LU, Zhongshe; YUAN, Renqing. Motivation for English Medium Instruction Among Chinese University Students: The Effect of Gender, Academic Level, Attitude and Linguistic Self-Confidence. Asia-Pacific Edu Res, 2023. DOI: 10.1007/s40299-023-00796-0.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.