Educação linguística em espanhol com crianças

uma proposta de prática antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36055

Palavras-chave:

Educação linguística em espanhol., Práticas antirracistas, Infância, Material didático

Resumo

Este artigo debate práticas antirracistas tomando como foco a educação linguística em espanhol com crianças. Seu objetivo é apresentar e analisar criticamente uma atividade didática elaborada por licenciandos do curso de Letras: Português/Espanhol, vinculados ao projeto de extensão “Oficina de Línguas Adicionais para Crianças (LICOMzinho)”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Alinhado à perspectiva intercultural crítica (Candau, 2008, 2016, 2018), aos estudos antirracistas (Silva Junior; Almeida, 2020), decoloniais (Walsh, 2007; Pinto; Mignolo, 2015), bem como à abordagem de Solé (2005) sobre o ensino da compreensão leitora e do lugar da leitura literária nas aulas de línguas (Santos, 2012, 2018), conclui-se, pela análise geral do material didático, que o tema racial está presente, indicando avanços nos estudos antirracistas na formação inicial de professores. No entanto, um exame mais minucioso das atividades didáticas revela uma exploração limitada da identificação racial dos estudantes e das subjetividades associadas a esse processo. Assim, percebe-se que ainda é necessário expandir e aprofundar essa discussão para alcançar desdobramentos mais efetivos em favor de uma educação linguística antirracista para crianças.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É Prof. Dr. da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens, metodologias e tecnologias (EAL).

Jorge Cardoso Paulino, Secretaria Municipal de Educação de Maricá

É Prof. Dr. da Secretaria Municipal de Educação de Maricá. Integra o Grupo de Estudos Multiculturais (GEM).

Dayala Paiva de Medeiros Vargens , Universidade Federal Fluminense

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Integra o Grupo de Pesquisa Práticas de Linguagem, Trabalho e formação docente e o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística.

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Publicado

20-08-2024

Como Citar

Campos, R. da S. ., Paulino, J. C., & Vargens , D. P. de M. (2024). Educação linguística em espanhol com crianças: uma proposta de prática antirracista. Revista Educação Em Questão, 62(72). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36055

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Artigos