Relações entre fluência verbal e alfabetização

explorando a influência da linguagem oral no desempenho ulterior em leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36564

Palavras-chave:

Fluência verbal, Preditores de aprendizagem, Alfabetização, Leitura e escrita

Resumo

Este estudo analisou a Fluência Verbal como preditora do desempenho em leitura e escrita durante os dois primeiros anos de alfabetização de 51 participantes. A Fluência Verbal, medida no início do processo, foi correlacionada ao desempenho em leitura e escrita em cinco momentos. Os resultados mostraram correlações significativas (p < 0,05) entre Fluência Verbal e habilidades de leitura e escrita, variando de R 0,70 a R 0,56, indicando sua relevância no desenvolvimento dessas habilidades. O coeficiente de determinação (R²) revelou que a Fluência Verbal explicou entre 31% e 49% do desempenho. No entanto, as correlações diminuíram ao longo do tempo (de R 0,68 para R 0,56), sugerindo que sua capacidade preditiva se reduz à medida que a alfabetização avança. Esses achados destacam a importância de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da Fluência Verbal na Educação Infantil para combater atrasos na alfabetização.

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Biografia do Autor

Glêide Santos Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É Ms. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento da Leitura e Escrita (GEDLE).

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É Prof. Dr. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Integra o Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento da Leitura e Escrita (GEDLE).

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Macedo, G. S., & Guaresi, R. (2024). Relações entre fluência verbal e alfabetização: explorando a influência da linguagem oral no desempenho ulterior em leitura e escrita. Revista Educação Em Questão, 62(72). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36564

Edição

Seção

Artigos