Relações entre fluência verbal e alfabetização
explorando a influência da linguagem oral no desempenho ulterior em leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID36564Palavras-chave:
Fluência verbal, Preditores de aprendizagem, Alfabetização, Leitura e escritaResumo
Este estudo analisou a Fluência Verbal como preditora do desempenho em leitura e escrita durante os dois primeiros anos de alfabetização de 51 participantes. A Fluência Verbal, medida no início do processo, foi correlacionada ao desempenho em leitura e escrita em cinco momentos. Os resultados mostraram correlações significativas (p < 0,05) entre Fluência Verbal e habilidades de leitura e escrita, variando de R 0,70 a R 0,56, indicando sua relevância no desenvolvimento dessas habilidades. O coeficiente de determinação (R²) revelou que a Fluência Verbal explicou entre 31% e 49% do desempenho. No entanto, as correlações diminuíram ao longo do tempo (de R 0,68 para R 0,56), sugerindo que sua capacidade preditiva se reduz à medida que a alfabetização avança. Esses achados destacam a importância de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da Fluência Verbal na Educação Infantil para combater atrasos na alfabetização.
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