Gênero e infância na pré-escola

recortes narrativos de pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36796

Palavras-chave:

Gênero, Infância, Pesquisa com crianças, Sociologia da Infância

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir o modo como as relações de gênero são vivenciadas em uma turma de Educação Infantil, a partir do olhar das próprias crianças. Fundamentado teoricamente nos estudos de gênero, o estudo analisa como essas construções influenciam percepções e comportamentos no ambiente escolar, numa perspectiva histórica e social (Louro, 1997; Beauvoir, 1980). O procedimento metodológico inclui observações diretas e entrevistas com as crianças, permitindo centralizar suas vozes e experiências. Os resultados revelam que as formas com que as crianças se expressam e atribuem significados às suas vivências variam entre meninos e meninas e entre diferentes grupos, frequentemente apresentando estereótipos de gênero, e, em outros momentos, apresentando vivências de transgressão. As reflexões indicam que esses estereótipos influenciam significativamente a construção das identidades de gênero, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica na educação infantil para desconstruir essas normas sociais.

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Biografia do Autor

Maria Thaís de Oliveira Batista, Universidade Estadual da Paraíba

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Estudos em Educação.

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Batista, M. T. de O. ., & Santos, S. C. M. dos. (2024). Gênero e infância na pré-escola: recortes narrativos de pesquisa com crianças. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36796

Edição

Seção

Artigos