Gênero e infância na pré-escola
recortes narrativos de pesquisa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36796Palavras-chave:
Gênero, Infância, Pesquisa com crianças, Sociologia da InfânciaResumo
O objetivo desse artigo é discutir o modo como as relações de gênero são vivenciadas em uma turma de Educação Infantil, a partir do olhar das próprias crianças. Fundamentado teoricamente nos estudos de gênero, o estudo analisa como essas construções influenciam percepções e comportamentos no ambiente escolar, numa perspectiva histórica e social (Louro, 1997; Beauvoir, 1980). O procedimento metodológico inclui observações diretas e entrevistas com as crianças, permitindo centralizar suas vozes e experiências. Os resultados revelam que as formas com que as crianças se expressam e atribuem significados às suas vivências variam entre meninos e meninas e entre diferentes grupos, frequentemente apresentando estereótipos de gênero, e, em outros momentos, apresentando vivências de transgressão. As reflexões indicam que esses estereótipos influenciam significativamente a construção das identidades de gênero, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica na educação infantil para desconstruir essas normas sociais.
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