Literatura, filosofia e educação ambiental no viver da fronteira entre Brasil e Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID36869

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Filosofia, Arte, Literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo potencializar o pensar sobre o que pode significar a fronteira (Brasil-Uruguai) no entrelaçamento entre literatura, filosofia e educação ambiental, para além do entendimento de uma simples linha divisória. Para alcançá-lo, no primeiro momento, traçamos os caminhos metodológicos através da problematização com uma ferramenta teórica-metodológica de Michel Foucault. No segundo momento, buscamos um aprofundamento teórico no encontro analítico da literatura contista, com base nos livros “Linha Divisória”, de Aldyr Schlee, e “A vida dos homens infames”, de Michel Foucault, para, em constante movimento, pensar e repensar a fronteira e a educação ambiental, através da problematização. Concluímos, a partir do objetivo traçado e das análises da literatura, que podemos considerar a noção de fronteira como relações culturais, sociais, ambientais, marcadas pela infâmia e resistência ao poder que fabrica modos de ser e viver fronteiriços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Corrêa Pereira Schlee, Secretaria Municipal de Educação de Herval

É Prof.ª Dr.ª da Secretaria Municipal de Educação de Herval. Integra o Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia. Bolsista Produtividade do CNPq 2.

Renata Lobato Schlee, Universidad de la Republica

É Prof.ª Dr.ª visitante da Universidad de la Republica. Integra o Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia.

Referências

DELEUZE, Gilles. O ato de criação: palestra de 1987. Tradução José Marcos Macedo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. 8. ed. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. Além das fronteiras da filosofia. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Le Monde, 6 set. 1986. (Entrevista conduzida por Roger-Pol Droit em 20 de junho de 1975).

FOUCAULT, Michel. O filósofo Mascarado. In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Ditos e escritos II. Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005,

FOUCAULT, Michel. Eu sou um Pirotécnico. In: POL-DROIT, Roger. Michel Foucault (Entrevistas). Tradução Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. São Paulo: Graal, 2006a.

FOUCAULT, Michel. Polêmica, Política e Problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos e escritos V. Tradução Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2006b.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, Michel. Estratégia poder-saber. Ditos & escritos IV. Tradução Vera Lucia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária. 2006c.

FOUCAULT, Michel. Política e ética: uma entrevista. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos e Escritos V. Tradução: Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária. 2006d.

FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: FOUCAULT, Michel. Repensar a política. Ditos e escritos VI. Tradução Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. (v. 6).

HENNING, Paula Corrêa; MUTZ, Andressa; VIEIRA, Virgínia Tavares. (org.). Educações ambientais possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris Editora, 2018.

HENNING, Paula Corrêa. Educação ambiental: o silêncio como potência criadora. In: HENNING, Paula Corrêa; SILVA, Gisele Ruiz (org.). Educação e filosofia: fissuras no pensamento com Nietzsche, Foucault, Deleuze e outros malditos. Rio Grande: Editora da FURG, 2021,

MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.

MOTTA, Manoel Barros da. Apresentação. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos e escritos III. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2009.

RESTREPO, Eduardo. Cuestiones de método: «eventualización» y problematización en Foucault. Revista Tabula Rasa, Bogotá, n. 8, p. 111-132, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www.revistatabularasa.org/numero-8/restrepoE.pdf . Acesso em: 3 jan. 2017.

REVEL, Judith. O pensamento vertical: uma ética da problematização. In: GROS, Frédéric (org.). Foucault: A coragem da verdade. São Paulo: Parábola Editora, 2004.

REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SCHLEE, Aldyr Garcia. Linha divisória. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

SCHLEE, Juliana Corrêa Pereira, HENNING, Paula Corrêa, RIBEIRO, Paula Regina Costa. Educación ambiental, mujeres y la Pampa Gaucha/Brasil: apuntes de una investigación. Colômbia: Plumilla Educativa, v. 2, n. 24, p. 65-84. 2019. Disponível em: https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/plumillaeducativa/article/view/3566 Acesso em: 26 fev. 2022.

Publicado

18-11-2024

Como Citar

Schlee, J. C. P., Henning, P. C., & Schlee, R. L. (2024). Literatura, filosofia e educação ambiental no viver da fronteira entre Brasil e Uruguai. Revista Educação Em Questão, 62(74). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID36869

Edição

Seção

Artigos