Política de educação especial em Santa Catarina e o atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36872

Palavras-chave:

Política estadual de educação, Educação Especial, Atendimento especializado, Estudante com altas habilidades

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar, a partir das condições estabelecidas pela política de Educação Especial em Santa Catarina, a cobertura do atendimento aos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Os procedimentos metodológicos compreenderam pesquisa bibliográfica e documental, além de consulta a fontes estatísticas oficiais, a fim de examinar a política de atendimento e, no seu contexto, a cobertura que proporciona. Os resultados evidenciam que a política no estado foi sendo caracterizada pela educação inclusiva, havendo convergência entre os referenciais estabelecidos nos documentos estaduais e nacionais para o atendimento aos estudantes com AH/SD. Também evidenciam que, embora, em números absolutos, tenha havido aumento de matrículas desse público no estado entre 2009 e 2022, os quantitativos distam da estimativa de estudantes com indicadores de AH/SD apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Concluímos que o atendimento, na perspectiva da educação inclusiva, vem sendo parcialmente promovido pela política de Educação Especial no estado.

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Biografia do Autor

Roseli Ana Fabrin, Fundação Catarinense de Educação Especial

É Prof.ª da Fundação Catarinense Educação Especial. Integra o Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”.

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste do Santa Catarina. Integra o Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

Fabrin, R. A., & Nardi, E. L. (2024). Política de educação especial em Santa Catarina e o atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36872

Edição

Seção

Artigos