Política de educação especial em Santa Catarina e o atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36872Palavras-chave:
Política estadual de educação, Educação Especial, Atendimento especializado, Estudante com altas habilidadesResumo
O artigo tem por objetivo analisar, a partir das condições estabelecidas pela política de Educação Especial em Santa Catarina, a cobertura do atendimento aos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Os procedimentos metodológicos compreenderam pesquisa bibliográfica e documental, além de consulta a fontes estatísticas oficiais, a fim de examinar a política de atendimento e, no seu contexto, a cobertura que proporciona. Os resultados evidenciam que a política no estado foi sendo caracterizada pela educação inclusiva, havendo convergência entre os referenciais estabelecidos nos documentos estaduais e nacionais para o atendimento aos estudantes com AH/SD. Também evidenciam que, embora, em números absolutos, tenha havido aumento de matrículas desse público no estado entre 2009 e 2022, os quantitativos distam da estimativa de estudantes com indicadores de AH/SD apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Concluímos que o atendimento, na perspectiva da educação inclusiva, vem sendo parcialmente promovido pela política de Educação Especial no estado.
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