Aprendizagem invertida (sala de aula invertida)
conceito, proposta e (re)organização de tempos e espaços de ensino
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID37110Palavras-chave:
Aula invertida, Pedagogias emergentes, Inovação, Mediação pedagógicaResumo
Em um contexto de pedagogias emergentes, a Aprendizagem Invertida – AInv (ou Sala de Aula Invertida) é compreendida como uma reconfiguração no modo de organizar, mediar e conduzir o trabalho pedagógico. A partir de uma revisão de literatura e pesquisa documental, traz-se o objetivo de refletir sobre seu conceito, proposta e forma de (re)organização de tempos e espaços de ensino. Discute-se seu planejamento nos três momentos pedagógicos, que representam, respectivamente, o antes, o durante e o após a aula ou encontro. Ademais, reflete-se sobre aspectos para sua implementação, bem como sobre o preparo e a ambientação dos estudantes quanto às novas perspectivas espaçotemporais de ensino-aprendizagem e ao papel discente em prol de experiências mais (particip)ativas, críticas, criativas, contextualizadas e significativas. Desse modo, discutem-se elementos para pensar a AInv como alternativa pedagógica e inovativa, além de embasar sua implementação no processo de ensino.
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