Verificação da criatividade de alunos com e sem indicadores de AH/SD após um ano de vivência em ambiente bilíngue

Autores

  • Tais Crema Remoli Ferreira Escola Maple Bear

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID37200

Palavras-chave:

Superdotação, Altas habilidades, Criatividade, Bilinguismo

Resumo

Sabe-se que a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) nas escolas ainda ocorre com pouca frequência, espe-cialmente quando o foco está no potencial criativo dos alunos. Por isto, este artigo tem como objetivo compartilhar um exemplo de verificação da criativi-dade de estudantes com e sem indicadores de AH/SD, realizada ao longo de um ano em ambiente bilíngue (português-inglês), descrevendo os instrumentos utilizados na divisão dos grupos, bem como apresentar o desempenho dos estudantes em criatividade por meio da utilização do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI). A partir de análises estatísticas realizadas com pré e pós-teste de criatividade em cada um dos grupos, bem como a compara-ção de resultado entre grupos, obteve-se desenvolvimento da criatividade em ambiente bilíngue para ambos ao final do ano letivo de forma diferente, com três fatores para o grupo com indicadores de AH/SD e todos os fatores para o grupo sem tais características, embora com resultados mais baixos que o primeiro grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais Crema Remoli Ferreira, Escola Maple Bear

É Prof.ª Dr.ª da Escola Maple Bear. Integra o Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” da Universidade Estadual Paulista.

Referências

BARBOT, Baptiste; BESANÇON, Maud; LUBART, Todd. Assessing creativity in the classroom. The open education journal, v. 4, p. 58-66, 2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.

FERREIRA, Taís Crema Remoli. Avaliação da criatividade de alunos com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação em ambiente bilíngue. (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Marília). 2020, 188p. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.

LEE, Hangeun; KIM, Kyung Hee. Can speaking more languages enhance your creativity? Relationship between bilingualism and creative potential among Korean American students with multicultural link. Personality and Individual Differences, v. 50, n. 8, p. 1186-1190, 2011.

LEIKIN, Mark. The effect of bilingualism on creativity: Developmental and educatio-nal perspectives. International Journal of Bilingualism, n. 17, v. 4, p. 431-447, 2012.

LEIKIN, Mark; TOVLI, Esther. Bilingualism and Creativity in Early Childhood. Creativity Research Journal, n. 26, v. 4, p. 411-417, 2014.

MENDONÇA, Patrícia Villa da Costa Ferreira; FLEITH, Denise de Souza. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngües e bilíngues. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 1, p. 59-70, 2005.

NAKANO, Tatiana de Cássia; WECHSLER, Solange Muglia; PRIMI, Ricardo. Teste de Criatividade Figural Infantil. São Paulo: Vetor, 2011.

NAKANO, Tatiana de Cássia; CÁSSIA, Luísa Bastos; ZAIA, Priscila; SPADARI, Gabriela Fabbro; MIRANDA, Mariana Antunes; PINTO, Mariana Marion Sobral. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 835-854, 2020.

NAKANO, Tatiana de Cássia. Sugestões práticas e estratégias para o desenvol-vimento e treinamento de características associadas à criatividade. In: MORAIS, M. F.; MIRANDA, L. C. de; WECHSLER, S. M. (org.). Criatividade: aplicações práticas em contextos internacionais. São Paulo: Vetor, 2015.

PEREIRA, Vasco Luís. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e cria-tividade. Campinas: Papirus, 2014.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez BarreraS; FREITAS, Soraia Napoleão. Manual de identificação de Altas Habilidades/Superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016.

REMOLI, Taís Crema. A eficácia no desenvolvimento da criatividade em alunos com e sem superdotação por meio de suplementação em língua inglesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem), Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.

RENZULLI, Joseph Salvatore; REIS, Sally. M. The schoolwide enrichment model: a how-to guide for educational excellence. Connecticut: Creative Learning Press, 1997.

RENZULLI, Joseph Salvatore. Scales for rating the behavioral characteristics of superior students. Renzulli Scales. Technical and administration manual. Texas: Prufrock, 2010.

RENZULLI, Joseph Salvatore. Reexaminando o papel da educação para superdo-tados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, Angela (org.). Altas habilidades/superdotação. Processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Porto: Juruá, 2018.

RENZULLI, Joseph Salvatore. O que Estamos Fazendo de Errado na Educação de Superdotados? Estamos Deixando de Fora uma Grande Quantidade de Estudantes com Alto Potencial. Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação, v. 1, n. 1, p. 1-3, 2020.

YANG, Zhi; ZHOU, Ying; CHUNG, Joanne; TANG, Qiubi; JIANG, Lian; WONG, Thomas. Challenge Based Learning nurtures creative thinking: An evaluative study. Nurse Education Today, n. 71, p. 40-47, 2018.

Publicado

15-11-2024

Como Citar

Ferreira, T. C. R. (2024). Verificação da criatividade de alunos com e sem indicadores de AH/SD após um ano de vivência em ambiente bilíngue. Revista Educação Em Questão, 62(74). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n74ID37200

Edição

Seção

Artigos