A fenomenologia de Merleau-Ponty como horizonte da pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37444

Palavras-chave:

Fenomenologia, Intencionalidade, Corpo, Intersubjetividade

Resumo

Este artigo é um ensaio filosófico sobre a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como método e suas implicações para a pesquisa no campo da educação. Fundamentados na fenomenologia, analisamos aspectos metodológicos da pesquisa sobre o corpo, incluindo a intencionalidade da consciência, a redução fenomenológica e a intersubjetividade permeadas por uma lógica sensível como uma alternativa para a construção do conhecimento. Apresentamos um exemplo de pesquisa que incorpora a abordagem fenomenológica na educação infantil, considerando o estudo desenvolvido por Marina Marcondes Machado. Uma compreensão do material analisado oferece um aporte teórico metodológico em torno das relações entre a percepção do corpo, a intencionalidade da consciência e a intersubjetividade como figuras expressivas para a pesquisa em educação. A experiencia da criança é uma fonte polissêmica para a compreensão da fenomenologia tendo em vista ‘a relação com o corpo, o brincar e a criação configurados no plano da lógica sensível que atravessa o método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Erick de Melo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento.

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento.

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento. É Bolsista de produtividade científica do CNPq.

Referências

BRITO, Arlete. Filosofia da matemática: Um caminho para (re)pensarmos nossa prática pedagógica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 19, n. 5, p. 30-39, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8640. Acesso em: 4 nov. 2024.

CAPALBO, Creusa. A subjetividade e a experiência do outro: Maurice Merleau- Ponty e Edmund Husserl. Revista Abordagem Gestalt, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 25-50, jun. 2007.

DANTAS, Paulo. A intencionalidade do corpo próprio. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

FERREIRA, G. L.; NÓBREGA, T. P. da; BARBOSA JUNIOR, W. P. O sertão educa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 190-215, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5773. Acesso em: 4 nov. 2024.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Ideias e letras, 2012.

IMBERT, Claude. Maurice Merleau-Ponty. São Paulo: Tradução Alessandro Francisco. São Paulo: República do Livro, 2024.

LIMA NETO, Avelino; LIMA, Analwik. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia da (org.). Estesia: corpo, fenomenologia e movimento. São Paulo: LiberArs, 2018.

MACHADO, Elisângela Pereira. DE YHWH A YESHUA: a experiência da via mística steiniana. 2021. Tese (Doutorado em Teologia) − Escola de Humanidades – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2021.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MARTINS, Joel; BOEMER, Magali; FERRAZ, Clarice. A fenomenologia como alternativa metodológica para pesquisa: algumas considerações. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 24, n. 1, p.139-147, abr. 1990.

MARQUES, Paulo Pimenta. Fenomenologia e fenômeno em Maurice Merleau-Ponty. Sapere Aude, v. 6, n. 12, p. 832, jan. 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução Paulo Neves e Maria Ermantina Pereira. São Paulo: Cosacnaify, 2013.

MOUTINHO, Luiz Damon Santos. O sensível e o inteligível: Merleau-Ponty e o problema da racionalidade. Kriterion: Revista de Filosofia, v. 45, n. 110, p. 264-293, jul. 2004.

NASCIMENTO, Cynthia do; REZENDE, Maria Aparecida. . Mulheres quilombolas e presenças no ensino superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 62, n. 72, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/36473. Acesso em: 4 nov. 2024.

NOBREGA, Terezinha Petrucia. Uma fenomenologia do corpo. Editora Livraria da Física. São Paulo, 2010.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidades… inspirações Merleau-Pontyanas. Natal: IFRN, 2016.

PINHO, Vilma. Jovens negros em conflito com a lei: escola e trajetórias. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4004. Acesso em: 4 nov. 2024.

RUPPENTHAL, Simone; DICKMANN, Ivo; BERTICELLI, Ireno. Percepção ambiental: um estudo numa escola pública municipal de Chapecó – Santa Catarina. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15175. Acesso em: 4 nov. 2024.

VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. Embodied mind: cognitive science and human experience. London: The MIT Press, 1996.

VIEIRA, Marcílio. O sentido do ensino da dança na escola. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450. Acesso em: 4 nov. 2024.

Publicado

24-07-2025

Como Citar

Fernandes, B. E. de M., Medeiros, R. M. N. de, & Nóbrega, T. P. da. (2025). A fenomenologia de Merleau-Ponty como horizonte da pesquisa em educação. Revista Educação Em Questão, 63(75). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37444

Edição

Seção

Artigos