A fenomenologia de Merleau-Ponty como horizonte da pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n75ID37444Palavras-chave:
Fenomenologia, Intencionalidade, Corpo, IntersubjetividadeResumo
Este artigo é um ensaio filosófico sobre a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como método e suas implicações para a pesquisa no campo da educação. Fundamentados na fenomenologia, analisamos aspectos metodológicos da pesquisa sobre o corpo, incluindo a intencionalidade da consciência, a redução fenomenológica e a intersubjetividade permeadas por uma lógica sensível como uma alternativa para a construção do conhecimento. Apresentamos um exemplo de pesquisa que incorpora a abordagem fenomenológica na educação infantil, considerando o estudo desenvolvido por Marina Marcondes Machado. Uma compreensão do material analisado oferece um aporte teórico metodológico em torno das relações entre a percepção do corpo, a intencionalidade da consciência e a intersubjetividade como figuras expressivas para a pesquisa em educação. A experiencia da criança é uma fonte polissêmica para a compreensão da fenomenologia tendo em vista ‘a relação com o corpo, o brincar e a criação configurados no plano da lógica sensível que atravessa o método.
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