O protagonismo infantil e os espaços de educação das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID37616Palavras-chave:
Educação Infantil, Protagonismo, Infância, Práticas educativasResumo
O artigo tem como objetivo enfatizar o brincar de faz de conta como propulsor do protagonismo infantil, refletindo sobre as ações realizadas pelas crianças com os seus pares em suas construções interativas. É parte de uma pesquisa qualitativa, etnográfica com crianças e narrativa. No artigo busca-se um diálogo entre dados empíricos construídos no campo e o referencial teórico com autores e autoras da sociologia da infância e pedagogia, respectivamente com William Corsaro (2011) e Lisaura Maria Beltrame (2021) entre outros(as), enfatizando o protagonismo das crianças durante as brincadeiras de faz de conta. A análise dos dados construídos no decorrer da pesquisa deu-se encruzilhando caminhos à luz da reflexividade e da pesquisa narrativa de forma interpretativa. Destaca-se, como resultado, a relevância do brincar de faz de conta para a construção das culturas infantis, sendo os momentos de brincadeiras livres os quais proporcionam potencialidades ao protagonismo infantil nas escolas da infância.
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