O protagonismo infantil e os espaços de educação das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID37616

Palavras-chave:

Educação Infantil, Protagonismo, Infância, Práticas educativas

Resumo

O artigo tem como objetivo enfatizar o brincar de faz de conta como propulsor do protagonismo infantil, refletindo sobre as ações realizadas pelas crianças com os seus pares em suas construções interativas. É parte de uma pesquisa qualitativa, etnográfica com crianças e narrativa. No artigo busca-se um diálogo entre dados empíricos construídos no campo e o referencial teórico com autores e autoras da sociologia da infância e pedagogia, respectivamente com William Corsaro (2011) e Lisaura Maria Beltrame (2021) entre outros(as), enfatizando o protagonismo das crianças durante as brincadeiras de faz de conta. A análise dos dados construídos no decorrer da pesquisa deu-se encruzilhando caminhos à luz da reflexividade e da pesquisa narrativa de forma interpretativa. Destaca-se, como resultado, a relevância do brincar de faz de conta para a construção das culturas infantis, sendo os momentos de brincadeiras livres os quais proporcionam potencialidades ao protagonismo infantil nas escolas da infância.

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Biografia do Autor

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação

Márcia Fernanda Heck, Rede Municipal de Santa Maria

É Prof.ª Ms. da Rede Municipal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

Salva, S., & Heck, M. F. (2024). O protagonismo infantil e os espaços de educação das infâncias. Revista Educação Em Questão, 62(72). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n72ID37616

Edição

Seção

Artigos