A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal

Autores

  • João da Silva Amado
  • João José Boavida

Palavras-chave:

Pedagogia. Ciência da Educação.

Resumo

O artigo procura fazer uma síntese da evolução, do século XIX aos nossos dias, de uma pedagogia normativa de pendor filosófico, à “ciência da educação”, e desta às actuais Ciências da Educação, centrando a sua perspectiva a partir de Portugal, sem contudo deixar de integrar a evolução que se deu neste país no contexto europeu e mundial. Para isso os autores caracterizam esta evolução com recurso a uma periodização: (1) período positivista e republicano, (2) período da Pedagogia Experimental e da Escola Nova e, (3) período da autonomia e institucionalização universitária. Os autores consideram que este exercício se torna necessário para aclarar a identidade histórica, social e epistemológica das Ciências da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João da Silva Amado

Prof. Dr. João da Silva Amado | Universidade de Coimbra | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Grupo de Pesquisa Ciências da Educação | E-mail: joaoamado@fpce.uc.pt

João José Boavida

Prof. Dr. João José Boavida | Universidade de Coimbra | Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Grupo de Pesquisa Ciências da Educação | E-mail: jjboavida@fpce.uc.pt

Downloads

Publicado

15-08-2008

Como Citar

Amado, J. da S., & Boavida, J. J. (2008). A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal. Revista Educação Em Questão, 32(18). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3915

Edição

Seção

Artigos