A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal
Palabras clave:
Pedagogia. Ciência da Educação.Resumen
O artigo procura fazer uma síntese da evolução, do século XIX aos nossos dias, de uma pedagogia normativa de pendor filosófico, à “ciência da educação”, e desta às actuais Ciências da Educação, centrando a sua perspectiva a partir de Portugal, sem contudo deixar de integrar a evolução que se deu neste país no contexto europeu e mundial. Para isso os autores caracterizam esta evolução com recurso a uma periodização: (1) período positivista e republicano, (2) período da Pedagogia Experimental e da Escola Nova e, (3) período da autonomia e institucionalização universitária. Os autores consideram que este exercício se torna necessário para aclarar a identidade histórica, social e epistemológica das Ciências da Educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.