A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal

Autores/as

  • João da Silva Amado
  • João José Boavida

Palabras clave:

Pedagogia. Ciência da Educação.

Resumen

O artigo procura fazer uma síntese da evolução, do século XIX aos nossos dias, de uma pedagogia normativa de pendor filosófico, à “ciência da educação”, e desta às actuais Ciências da Educação, centrando a sua perspectiva a partir de Portugal, sem contudo deixar de integrar a evolução que se deu neste país no contexto europeu e mundial. Para isso os autores caracterizam esta evolução com recurso a uma periodização: (1) período positivista e republicano, (2) período da Pedagogia Experimental e da Escola Nova e, (3) período da autonomia e institucionalização universitária. Os autores consideram que este exercício se torna necessário para aclarar a identidade histórica, social e epistemológica das Ciências da Educação.

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Biografía del autor/a

João da Silva Amado

Prof. Dr. João da Silva Amado | Universidade de Coimbra | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Grupo de Pesquisa Ciências da Educação | E-mail: joaoamado@fpce.uc.pt

João José Boavida

Prof. Dr. João José Boavida | Universidade de Coimbra | Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Grupo de Pesquisa Ciências da Educação | E-mail: jjboavida@fpce.uc.pt

Publicado

15-08-2008

Cómo citar

Amado, J. da S., & Boavida, J. J. (2008). A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal. Educación En Cuestión, 32(18). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3915