Sociedade, escola e educadores: uma parceria necessária para a construção da igualdade

Autores

  • Jane Soares de Almeida
  • Norinês Panicacci Bahia

Palavras-chave:

Educação. Sociedade. Escola. Educadores. Cidadania.

Resumo

O ensaio realiza uma reflexão acerca de alguns aspectos que envolvem a atuação dos educadores e da escola na sociedade organizada, apontando a relevância dessa ação para a construção da igualdade. Promove uma reflexão sobre a importância do envolvimento dos professores com o sucesso escolar. Realiza uma discussão sobre a importância da escola como promotora da construção de práticas coletivas que pode viabilizar a incorporação de valores éticos e de cidadania por meio da mediação dos professores junto aos seus alunos. Apresenta, também, uma análise sobre a qualificação profissional e os desafios para os professores, em consonância com a Lei n° 9.394/96, no panorama atual da nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Soares de Almeida

Profa. Dra. Jane Soares de Almeida | Universidade Metodista de São Paulo | Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPesquisadora do CNPq | Linha de Pesquisa Formação de Educadores | E-mail: janesoaresdealmeida@uol.com.br | jane.almeida@pesquisadorcnpq.br

Norinês Panicacci Bahia

Profa. Dra. Norinês Panicacci Bahia | Universidade Metodista de São Paulo | Programa de Pós-Graduação em Educação | Linha de Pesquisa Formação de Educadores | E-mail: poseduc@metodista.br

Downloads

Publicado

15-08-2008

Como Citar

Almeida, J. S. de, & Bahia, N. P. (2008). Sociedade, escola e educadores: uma parceria necessária para a construção da igualdade. Revista Educação Em Questão, 32(18). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3919

Edição

Seção

Artigos