A educação a distância: tensões e possibilidades

  • Eliana Sampaio Romão
Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias educacionais. Formação de professor.

Resumo

O presente artigo busca identificar as tensões marcantes no âmbito da educação a distância e o modo pelo qual essas tensões se manifestam. Busca-se, enfim, entender como é possível fazer valer a presença na distância, se toda forma de educação apela para a presença? como é possível fazer valer a presença na distância? O método utilizado desenvolveu- se segundo uma abordagem qualitativa de base fenomenológica/ hermenêutica por meio de análise documental e de entrevistas realizadas com os professores pioneiros em formação de professor a distância para as séries iniciais. O texto conclui que a questão não é eliminar as contradições, mas aprender a lidar com a dialeticidade de modo a descobrir em que as tensões contribuem para uma formação sólida, que revele um profissional comprometido com a elevação da condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Sampaio Romão
Profa. Dra. Eliana Sampaio Romão | Universidade Tiradentes - Aracaju/SE | Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação | E-mail: elianaromao@uol.com.br
Publicado
15-09-2008
Como Citar
Romão, E. S. (2008). A educação a distância: tensões e possibilidades. Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3933
Seção
Artigos