A educação a distância: tensões e possibilidades

Autores/as

  • Eliana Sampaio Romão

Palabras clave:

Educação a distância. Tecnologias educacionais. Formação de professor.

Resumen

O presente artigo busca identificar as tensões marcantes no âmbito da educação a distância e o modo pelo qual essas tensões se manifestam. Busca-se, enfim, entender como é possível fazer valer a presença na distância, se toda forma de educação apela para a presença? como é possível fazer valer a presença na distância? O método utilizado desenvolveu- se segundo uma abordagem qualitativa de base fenomenológica/ hermenêutica por meio de análise documental e de entrevistas realizadas com os professores pioneiros em formação de professor a distância para as séries iniciais. O texto conclui que a questão não é eliminar as contradições, mas aprender a lidar com a dialeticidade de modo a descobrir em que as tensões contribuem para uma formação sólida, que revele um profissional comprometido com a elevação da condição humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Sampaio Romão

Profa. Dra. Eliana Sampaio Romão | Universidade Tiradentes - Aracaju/SE | Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação | E-mail: elianaromao@uol.com.br

Publicado

15-09-2008

Cómo citar

Romão, E. S. (2008). A educação a distância: tensões e possibilidades. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3933