Profissão docente: percepções no mundo luso-brasileiro (1759-1822)

Autores

  • Tereza Fachada Levy Cardoso

Palavras-chave:

Profissão docente. Aulas régias. História da educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa no campo da história comparada, para investigar como a profissão docente foi percebida por professores, sociedade e autoridades governamentais, partes envolvidas no processo educacional. O recorte temático limitou-se aos professores régios, funcionários do Estado e investigou como os docentes assim intitulados se percebiam ou não como profissionais e como percebiam a sua prática docente. O recorte temporal remete ao período em que o Brasil passou de América Portuguesa a país independente. O recorte geográfico investigou se havia diferenças na percepção que tinham sobre si mesmos os professores que atuavam na porção européia e americana do mesmo Império. Observou-se que os professores régios tinham uma consciência profissional, se percebiam como exercendo uma atividade altamente relevante, útil ao Estado, ao Rei, à pátria.

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Biografia do Autor

Tereza Fachada Levy Cardoso

Profa. Dra. Tereza Fachada Levy CardosoCentro Federal de Educação Tecnológica CelsoSuckow da Fonseca | Rio de JaneiroMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaGrupo de Pesquisa História da Profissão Docente | CNPQGrupo de Pesquisa História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal:aproximações e distanciamentos | CAPES/GRICES, 2007-2010E-mail | fachada@gmail.com

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

Cardoso, T. F. L. (2009). Profissão docente: percepções no mundo luso-brasileiro (1759-1822). Revista Educação Em Questão, 36(22). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3971

Edição

Seção

Artigos