Profissão docente: percepções no mundo luso-brasileiro (1759-1822)
Keywords:
Profissão docente. Aulas régias. História da educação.Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa no campo da história comparada, para investigar como a profissão docente foi percebida por professores, sociedade e autoridades governamentais, partes envolvidas no processo educacional. O recorte temático limitou-se aos professores régios, funcionários do Estado e investigou como os docentes assim intitulados se percebiam ou não como profissionais e como percebiam a sua prática docente. O recorte temporal remete ao período em que o Brasil passou de América Portuguesa a país independente. O recorte geográfico investigou se havia diferenças na percepção que tinham sobre si mesmos os professores que atuavam na porção européia e americana do mesmo Império. Observou-se que os professores régios tinham uma consciência profissional, se percebiam como exercendo uma atividade altamente relevante, útil ao Estado, ao Rei, à pátria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.