Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
Palavras-chave:
Arquivos escolares. Fontes. Cultura escolar.Resumo
Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolaresDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2011
Como Citar
Pessanha, E. C., Oliveira, S. S. de, & Silva Assis, W. da. (2011). Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar. Revista Educação Em Questão, 41(27). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.