Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar

Autores/as

  • Eurize Caldas Pessanha
  • Stella Sanches de Oliveira
  • Wanderlice da Silva Assis

Palabras clave:

Arquivos escolares. Fontes. Cultura escolar.

Resumen

Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolares

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eurize Caldas Pessanha

Profa. Dra. Eurize Caldas PessanhaUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul | Campo Grande | UFMSCentro de Ciências Humanas e SociaisProfessora Associada | Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura EscolarE-mail | eurizep@hotmail.com

Stella Sanches de Oliveira

Doutoranda Stella Sanches de OliveiraUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul | Campo Grande | UFMSBolsista CAPESGrupo de Pesquisa Observatório de Cultura EscolarE-mail | oliveira_stella@terra.com.br

Wanderlice da Silva Assis

Ms. Wanderlice da Silva AssisUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul | Campo Grande | UFMSBibliotecária | Biblioteca CentralGrupo de Pesquisa Observatório de Cultura EscolarE-mail | wanderlice.assis@ufms.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Pessanha, E. C., Oliveira, S. S. de, & Silva Assis, W. da. (2011). Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006