Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar
Palabras clave:
Arquivos escolares. Fontes. Cultura escolar.Resumen
Busca-se neste texto apresentar e discutir as estratégias desenvolvidas por um grupo de pesquisa para superar as dificuldades de acesso ao arquivo de uma determinada escola tirando-o de um status de lugar de “papéis velhos” a fim de torná-lo um arquivo escolar abrigando fontes documentais para a história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Supõe-se que os arquivos das escolas armazenam a história de cada disciplina, possibilitando ao pesquisador de História das Disciplinas Escolares uma análise do funcionamento da disciplina e de como o currículo prescrito foi efetivamente realizado. No decorrer desse processo, concluiu-se que a parceria com a escola é fundamental como possibilidade de acesso às informações armazenadas, assim como a utilização das tecnologias digitais, possibilitando a escrita da história de outras disciplinas escolaresDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2011
Cómo citar
Pessanha, E. C., Oliveira, S. S. de, & Silva Assis, W. da. (2011). Muito além de “papéis velhos”: fontes para história de disciplinas escolares armazenadas em um arquivo escolar. Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4006
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.