A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte

  • Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado
  • Maria Estela Costa Holanda Campelo
Palavras-chave: Infância. Direito à educação. Dinâmica escolar. Rio Grande do Norte.

Resumo

Quais as concepções das crianças acerca do seu direito ao Ensino Fundamental, como etapa obrigatória da educação básica? Que avaliações são feitas pelas crianças sobre a escola de Ensino Fundamental, quanto a sua finalidade, prática pedagógica e aquisições proporcionadas aos seus destinatários notadamente no que concerne à alfabetização? São questões de pesquisa que nortearam a elaboração deste trabalho. Visando respondê-las, trabalhamos com 20 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas: uma estadual e outra municipal, tendo, como eixo fundante da pesquisa, a fala das crianças acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos os atores da dinâmica escolar a lançarem um olhar mais acurado para o que dizem as crianças e como delineiam o seu lócus principal de aprendizagens sistematizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado
Cristine Tinoco da Cunha Lima RosadoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Socialem contextos escolares e não escolaresE-mail: cristine.rosado@ig.com.br
Maria Estela Costa Holanda Campelo
Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda CampeloUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalProfessora do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Social em contextos escolares e não escolaresE-mail | estelacampelo@hotmail.com
Publicado
15-08-2010
Como Citar
Lima Rosado, C., & Campelo, M. E. (2010). A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte. Revista Educação Em Questão, 38(24). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4034
Seção
Artigos