A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte

Authors

  • Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado
  • Maria Estela Costa Holanda Campelo

Keywords:

Infância. Direito à educação. Dinâmica escolar. Rio Grande do Norte.

Abstract

Quais as concepções das crianças acerca do seu direito ao Ensino Fundamental, como etapa obrigatória da educação básica? Que avaliações são feitas pelas crianças sobre a escola de Ensino Fundamental, quanto a sua finalidade, prática pedagógica e aquisições proporcionadas aos seus destinatários notadamente no que concerne à alfabetização? São questões de pesquisa que nortearam a elaboração deste trabalho. Visando respondê-las, trabalhamos com 20 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas: uma estadual e outra municipal, tendo, como eixo fundante da pesquisa, a fala das crianças acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos os atores da dinâmica escolar a lançarem um olhar mais acurado para o que dizem as crianças e como delineiam o seu lócus principal de aprendizagens sistematizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado

Cristine Tinoco da Cunha Lima RosadoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Socialem contextos escolares e não escolaresE-mail: cristine.rosado@ig.com.br

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda CampeloUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalProfessora do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Social em contextos escolares e não escolaresE-mail | estelacampelo@hotmail.com

Published

15-08-2010

How to Cite

Lima Rosado, C. T. da C., & Campelo, M. E. C. H. (2010). A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte. Journal Education in Question, 38(24). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4034