A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado
  • Maria Estela Costa Holanda Campelo

Palabras clave:

Infância. Direito à educação. Dinâmica escolar. Rio Grande do Norte.

Resumen

Quais as concepções das crianças acerca do seu direito ao Ensino Fundamental, como etapa obrigatória da educação básica? Que avaliações são feitas pelas crianças sobre a escola de Ensino Fundamental, quanto a sua finalidade, prática pedagógica e aquisições proporcionadas aos seus destinatários notadamente no que concerne à alfabetização? São questões de pesquisa que nortearam a elaboração deste trabalho. Visando respondê-las, trabalhamos com 20 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas: uma estadual e outra municipal, tendo, como eixo fundante da pesquisa, a fala das crianças acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos os atores da dinâmica escolar a lançarem um olhar mais acurado para o que dizem as crianças e como delineiam o seu lócus principal de aprendizagens sistematizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado

Cristine Tinoco da Cunha Lima RosadoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Socialem contextos escolares e não escolaresE-mail: cristine.rosado@ig.com.br

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda CampeloUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalProfessora do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLinha de Pesquisa: Educação e Inclusão Social em contextos escolares e não escolaresE-mail | estelacampelo@hotmail.com

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Lima Rosado, C. T. da C., & Campelo, M. E. C. H. (2010). A voz das crianças sobre sua educação escolar no Rio Grande do Norte. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4034