A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento
Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectualResumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da Psicologia
Histórico-Cultural para a educação de pessoas
com deficiência intelectual. Para esta
perspectiva teórica, o processo de humanização
implica superar a condição de
espécie biológica pela formação do gênero
humano, por meio da apropriação da cultura.
Analisamos os pressupostos da obra
Defectologia, os conceitos de compensação
e supercompensação, a concepção de deficiência
intelectual na perspectiva vigostkiana
e as implicações da aprendizagem para
o desenvolvimento. À guisa de conclusão,
defendemos que o comportamento cultural
compensatório sobrepõe-se ao comportamento
natural defeituoso pela apropriação
de instrumentos intelectuais e materiais.
Neste contexto, a escola e o professor têm
papel fundamental, uma vez que, por meio
de um ensino organizado e intencional,
possibilita a transformação da pessoa com
deficiência em sujeito cultural.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2011
Como Citar
Sierra, D. B. S., & Facci, M. G. D. F. (2011). A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento. Revista Educação Em Questão, 40(26). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.