A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento

Autores/as

  • Dayane Buzzelli Sierra Sierra
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Facci

Palabras clave:

Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectual

Resumen

O presente artigo, de natureza bibliográfica,
trata das contribuições da Psicologia
Histórico-Cultural para a educação de pessoas
com deficiência intelectual. Para esta
perspectiva teórica, o processo de humanização
implica superar a condição de
espécie biológica pela formação do gênero
humano, por meio da apropriação da cultura.
Analisamos os pressupostos da obra
Defectologia, os conceitos de compensação
e supercompensação, a concepção de deficiência
intelectual na perspectiva vigostkiana
e as implicações da aprendizagem para
o desenvolvimento. À guisa de conclusão,
defendemos que o comportamento cultural
compensatório sobrepõe-se ao comportamento
natural defeituoso pela apropriação
de instrumentos intelectuais e materiais.
Neste contexto, a escola e o professor têm
papel fundamental, uma vez que, por meio
de um ensino organizado e intencional,
possibilita a transformação da pessoa com
deficiência em sujeito cultural.

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Biografía del autor/a

Dayane Buzzelli Sierra Sierra

Mestranda Dayane Buzzelli SierraUniversidade Estadual de Maringá | MaringáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e EducaçãoE-mail | dayane_sierra@hotmail.com

Marilda Gonçalves Dias Facci Facci

Profa. Dra. Marilda Gonçalves Dias FacciUniversidade Estadual de Maringá | MaringáDepartamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação emPsicologiaGrupo de Pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Educação;Marxismo e EducaçãoE-mail | mgdfacci@uem.br

Publicado

15-06-2011

Cómo citar

Sierra, D. B. S., & Facci, M. G. D. F. (2011). A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043