A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento
Palabras clave:
Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectualResumen
O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da Psicologia
Histórico-Cultural para a educação de pessoas
com deficiência intelectual. Para esta
perspectiva teórica, o processo de humanização
implica superar a condição de
espécie biológica pela formação do gênero
humano, por meio da apropriação da cultura.
Analisamos os pressupostos da obra
Defectologia, os conceitos de compensação
e supercompensação, a concepção de deficiência
intelectual na perspectiva vigostkiana
e as implicações da aprendizagem para
o desenvolvimento. À guisa de conclusão,
defendemos que o comportamento cultural
compensatório sobrepõe-se ao comportamento
natural defeituoso pela apropriação
de instrumentos intelectuais e materiais.
Neste contexto, a escola e o professor têm
papel fundamental, uma vez que, por meio
de um ensino organizado e intencional,
possibilita a transformação da pessoa com
deficiência em sujeito cultural.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Sierra, D. B. S., & Facci, M. G. D. F. (2011). A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.