A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento
Keywords:
Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectualAbstract
O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da Psicologia
Histórico-Cultural para a educação de pessoas
com deficiência intelectual. Para esta
perspectiva teórica, o processo de humanização
implica superar a condição de
espécie biológica pela formação do gênero
humano, por meio da apropriação da cultura.
Analisamos os pressupostos da obra
Defectologia, os conceitos de compensação
e supercompensação, a concepção de deficiência
intelectual na perspectiva vigostkiana
e as implicações da aprendizagem para
o desenvolvimento. À guisa de conclusão,
defendemos que o comportamento cultural
compensatório sobrepõe-se ao comportamento
natural defeituoso pela apropriação
de instrumentos intelectuais e materiais.
Neste contexto, a escola e o professor têm
papel fundamental, uma vez que, por meio
de um ensino organizado e intencional,
possibilita a transformação da pessoa com
deficiência em sujeito cultural.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-06-2011
How to Cite
Sierra, D. B. S., & Facci, M. G. D. F. (2011). A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento. Journal Education in Question, 40(26). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.