Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia

Autores

  • Denise Raquel Raquel Rohr
  • Maria Simone Vione Schwengber

Palavras-chave:

Gravidez. Escolarização. Políticas públicas.

Resumo

Atualmente, as mulheres brasileiras jovens e
pobres ainda engravidam vivenciando desafios
de reinserção em espaços marcados por
relações conflituosas e escolarização precária.
Objetivamos identificar os rastros da gravidez
nas trajetórias afetivo-sexuais e escolares de
jovens, entre 2008 e 2009, a partir do Centro
de Atendimento aos Adolescentes do Município
de Ijuí, Rio Grande do Sul (Caami). Para isso,
utilizamos a abordagem metodológica de inspiração
etnográfica, fazendo observações e
entrevistas prolongadas de casos individuais,
mapeando os fatos da (s) história (s) de vida das
jovens mães e, posteriormente, organizando-os
em narrativas para compor o que denominamos
de fragmentos biográficos. A análise
indicou que as histórias de vida das meninas
podem qualificar as políticas públicas e educacionais
pelas suas particularidades voltadas
às mulheres adolescentes. Muitos estudos das
agências governamentais e das políticas públicas
que norteiam intervenções e estratégias
de ação no fenômeno gravidez/adolescência/
juventude centram-se em prescrições de
modos de "proteger" a saúde reprodutiva dos
adolescentes. Muitas dessas prescrições estão
em consonância com discursos estatísticos e
bio-psico-medicalizados, parecendo produzir
pouco impacto nas adolescentes de classes
menos favorecidas.

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Biografia do Autor

Denise Raquel Raquel Rohr

Mestranda Denise Raquel RohrUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul| Ijuí/RSPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educação nas Ciências |UNIJUÍGrupo de Pesquisa Paidotribus | UnijuíBolsista CapesE-mail | deniseraquelrohr@yahoo.com.br

Maria Simone Vione Schwengber

Prof. Dra. Maria Simone Vione SchwengberUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul| Ijuí/RSDepartamento de PedagogiaCurso de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Educação nas Ciências |UNIJUÍGrupo de Pesquisa Paidotribus (Unijuí) e GEERGE | UFGRSE-mail | Simone@unijui.edu.brTradutora | Lene Belon Ribeiro

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Publicado

15-06-2011

Como Citar

Raquel Rohr, D. R., & Schwengber, M. S. V. (2011). Diálogo de políticas públicas e experiências escolares de meninas-mães da periferia. Revista Educação Em Questão, 40(26). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4044

Edição

Seção

Artigos